
O parque abrange uma área de 186.827 ha, 90% da sua área coberta por floresta, principalmente de sobreiros, azinheiras e castanheiros. A paisagem é repleta de contrastes, com suaves colinas ondulantes e vales arborizados progressivamente cedendo a dramáticos afloramentos rochosos nos cumes. É o segundo em tamanho da região autónoma depois do Parque Natural de la Sierra de Cazorla, Segura e Las Villas. É atravessado por três bacias hidrográficas: do Guadalquivir (Rivera de Huelva), Guadiana (Caliente, Múrtigas, Engenho) e Odiel (Rivera Rivera Linares de Santa Ana). Existe uma rica e variada fauna silvestre e é fácil observar aves de rapina, ou ouvir pica-paus na Primavera
É uma região de produção pecuária que beneficia da sua densa vegetação de azinheiras e sobreiros, mas que devido ao excesso de exploração madeireira, está a ser progressivamente substituída por um denso matagal de urze, medronhos e tomilho. As poucas oportunidades económicas de produção das propriedades, para além da venda de presuntos, resulta numa baixa densidade populacional.
O interesse da visita a este parque é justificada pela riqueza de sua paisagem de montado de azinheiras e sobreiros, bosques de castanheiros, bem como a qualidade da sua gastronomia. Com uma extensa rede de caminhos pedonais e caminhos de gado centenários, muitos já sinalizados e assinalados em mapas de caminhada, é fácil de explorar a Serra a pé. Na parte central da Serra, não é preciso ir longe para chegar à aldeia mais próxima e existem bastantes percursos circulares.
Links
Wikipédia
SierradeAracena.Net
Andalucia.Com
No comments:
Post a Comment