Thursday 3 June 2010

Calanches de Piana

As Calanches de Piana são uma formação rochosa de enorme interesse. Escarpas de rocha vermelha que mergulham abruptamente no imenso azul do Golfe de Porto, ao fundo a sempre presente península de Scandola. Este percurso leva-nos por um caminho pouco visitado e que oferece vistas únicas e bizarras. À excepção da pequena subida ao topo da escarpa, não oferece a mínima complicação.
CR05 ( 6 km | +-100m | 2h00 | Circular )
Dificuldade: Fácil (I)
0h00428mLes Rochers Bleues
Estacionamos junto ao kiosk fantásticamente posicionado. O caminho inicia-se pela estrada, alguns minutos volvidos, numa curva pronunciada situa-se um pequeno nicho o
0h10428mSt Marie Oratory
Neste ponto seguimos as placas que dizem "Ancien chemin". Em zig zags bem pronunciados e algo ingremes rápidamente chegamos ao
0h30520mTopo do trilho
Daqui o caminho torna-se um velho caminho de mulas acompanhando a estrada nacional mas cerca de 100 m mais acima e gozando uma vista deslumbrante. Quando a vila de Piana aparece à distância o trilho inicia uma descida continua até eventualmente cruzar a estrada D81 perto de
1h30450mPont de Mezzanu
Aqui retrocedemos pela direita seguindo pela estrada de volta ao ponto de partida. Um pouco mais à frente podemos vislumbrar a curiosa formação em forma de coração. Seguindo pela estrada chegamos eventualmente a
2h00428mLes Rochers Bleues
Piana, PN Golfe de Porto, Córsega, França
Acesso: Na estrada D81 entre Porto e Piana a cerca de 4km de Piana situa-se uma pequena unidade comercial "Les Rochers Bleues". O estacionamento é limitado.
Atenção: Parte do percurso situa-se na estrada D81, muito concorrida, aconselha-se precaução.