Saturday 11 April 2009

Área Benta

Rua dos Cavaleiros 30
6420-040 - Trancoso

Tel. 271 81 71 80
Não encerra

Regional, Portuguesa

Vale a pena passar por aqui. Comida de bom nível de um modo geral, o bacalhau , para mim, uma novidade muito interessante. Bom vinho. Bom serviço. Um ambiente requintado, raro por estas partes, onde apetece estar um pouco mais. Bom.

Comida

Bom prato de bacalhau.

Preço

€€

15 a 25 Euros

Ambiente

Refinado e cuidado no centro histórico, muito bom

Serviço

Atento e eficiente

Espaço caracterizado por um ambiente cuidado, convidativo e agradável, situado no centro histórico de Trancoso. A cozinha praticada homenageia a gastronomia regional da Beira Alta. Possui duas salas de refeições independentes, ligadas por duas aberturas, que dão visibilidade de uma para a outra no primeiro piso; no rés-do-chão situa-se o bar e uma pequena galeria (zonas mais intimistas e convidativas). O imóvel onde hoje funciona o restaurante área benta é o resultado da união de dois edifícios que já se encontravam ligados através de uma passagem no piso superior. Os vários espaços existentes apresentavam uma certa variedade de alturas e de áreas, pelo que o conceito deste projecto se baseou na integração total dos dois edifícios de modo a criar uma continuidade entre os novos espaços, mantendo, no entanto, a mesma variedade espacial. O restaurante Área Benta é um espaço muito bem recuperado, a funcionar desde Julho de 2001.
Entradas: Morcela à moda da Guarda; Míscaros à Área Benta; Lascas de presunto da Beira; Torresmo da terra. Peixe: Bacalhau à Avó Lurdinhas; Polvo grelhado; Bacalhau à João do Grão. Carne: Cabrito assado com castanhas; Ensopado de cabrito; Açorda de míscaros com entrecosto; Marrã à moda antiga; Rojões com sarrabulho; Entrecosto grelhado com enchidos; Lombinhos com grelos à pobre. Doces: Creme queimado; Arroz doce; Requeijão com doce de abóbora; Tarte de requeijão; Sardinha doce de Trancoso.

Localização:

Nosso menu:

  • Presunto
  • Bacalhau à Ti Lurdinhas
  • Javali guisado
  • Sardinhas doces
  • Tinto da casa

Crítica:
Encontramos, na aldeia histórica de Trancoso, um restaurante onde impera o requinte e o bom gosto.
Álvaro Curia

Poderíamos estar no centro de Paris ou na cosmopolita cidade de São Paulo. Mas não, o nosso cenário é Trancoso, coração da Beira Interior portuguesa e aldeia histórica, com poucos habitantes e grandes pontos de interesse medieval.


Numa dessas ruelas medievais, onde das janelas os vizinhos quase que dão a mão de um lado ao outro da rua, encontramos o Restaurante Área Benta. A porta indica que não se trata de um restaurante regional: vemos logo à entrada um bar com uma parede de vidro colocada à frente de uma outra parede de granito. O efeito faz-nos perceber algumas formas distorcidas e cria um ambiente muito particular, numa arquitectura de extremo bom gosto.

O restaurante divide-se, assim, por duas zonas: a do bar, onde é possível acompanhar uma bebida, esperar pela refeição ou simplesmente trocar dois dedos de conversa enquanto se escuta o mais agradável da música portuguesa. Nessa tarde brincou-nos Teresa Salgueiro com algumas melodias dos Madredeus.


Subimos a escada e lá estava o restaurante propriamente dito, com as mesas dispostas de forma a que ninguém invadisse o espaço de ninguém e a mesma parede de vidro a esconder o granito e a criar um espaço amplo, moderno e sofisticado.

A especialidade é o bacalhau, cozinhado de uma forma particular em que parece realmente que tem um paladar especial, talvez numa daquelas receitas intransmissíveis e apenas possíveis de serem experimentadas naquele espaço. Também os bifes, em particular o Bife de Pimenta, fazem crescer água na boca só de olhar e de cheirar. Tudo tem uma apresentação cuidada, mostrando que podemos estar no mais recôndito do interior português e comer bem, num ambiente agradável.

por lifeCooler
Outros links:

No comments: