Thursday 9 April 2009

O Lagar

Rua do Barreiro
6440-072 - Escalhão

Tel. 271346974
Encerra 3ª feira

Português, Regional

Este restaurante tem tudo para ser local de eleição, basta investir em serviço de mesa. A comida é boa e o espaço é daqueles onde apetece estar à lareira no inverno e na frescura sombria no verão. Quanto ao serviço, nitidamente de ocasião, e apesar da simpatia, não faz juz à potencialidade da casa.

Comida

Bom nível

Preço

até 15 Euros

Ambiente

Acolhedor tradicional

Serviço

Deficiente
Situado em Escalhão, uma pequena localidade, a 5 km de Figueira de Castelo Rodrigo, deve o nome ao facto de estar instalado num antigo lagar de azeite, bem adaptado às actuais funções.
Dispõe de duas acolhedoras salas de refeição, precedidas de um agradável jardim.
O festim começa com maravilhosas entradas, à base de queijos e enchidos, acompanhadas por pão cozido em forno de lenha. E depois prossegue, com alguns dos pratos mais emblemáticos da região. Tudo isto numa casa à moda antiga, onde se come bem e barato, em doses generosas.
O espaço que hoje alberga este restaurante, um antigo lagar em que foi preservada a traça original, serviu durante séculos para a produção de azeite na região.
Entradas: Chouriça na brasa; Alheira na brasa; Morcela de mel e canela. Peixe: Bacalhau à lagareiro; Polvo assado. Carne: Arroz de Cabidela; à antiga; Desmancha de porco à Beira Alta; Costeleta de vitela grelhada; Posta de vitela grelhada.Sobremesas:Gelado de azeite; Doce da Casa

Localização:

Nosso menu:

  • Cogumelos na Púcara
  • Açorda de míscaros
  • Doce de batata
  • Tinto da casa

Crítica:
Foi em Escalhão que encontrámos o Lagar. Não o encontrei em guias ou roteiros gastronómicos. Será que nunca qualquer autor de tais publicações por lá terá passado? Tomei porém conhecimento que o mesmo foi alvo de uma detalhada atenção na revista de vinhos de Fevereiro de 2003 e, segundo consta, com um nível de detalhe bastante elaborado.

Antes de mais, onde fica Escalhão? Pequena povoação à entrada do parque nacional do Douro Internacional, facilmente passa despercebida no mapa de Portugal. Deverá seguir de Figueira de Castelo Rodrigo para Barca D’Alva. Não conheço outras opções. Na sua estrada principal verá uma indicação para o Lagar.

O restaurante, onde antigamente figuraria um lagar de azeite, encontra-se dividido em duas alas. As suas paredes são forradas a pedra e encontramos reminiscências dos utensílios utilizados na produção de azeite. A ementa é variada, sugerindo-se para entrada a tábua de queijos ou de enchidos. Para pratos principais não nos sai da cabeça o polvo à lagar, a nossa opção. Trata-se de um polvo assado no forno, profundamente regado em azeite e ervas aromáticas, acompanhado com batatas a murro. Uma escolha excelente. Mas temos igualmente como opção pratos de bacalhau ou de vitela.

A lista de vinhos é competente e não fosse a hora tardia da nossa refeição e o facto de nos termos de “fazer” à estrada, a escolha recairia pelo Valle Pradinhos. Este vinho, da região de Trás-os-Montes, é um tinto encorpado que pessoalmente penso teria ficado muito bem com este prato.

Para sobremesa o excelente doce da casa, mistura de doce de ovos com amêndoa, de chorar por mais. Aliás, tal sobremesa, fez-nos lembrar provérbio utilizado na região:

“É, por isso, que os Humanos estão mais perto de Deus.
E já que vivos estamos, comamos, comamos e bebamos.
Que assim seja.”

Aproveite para visitar na região as fantásticas aldeias históricas de Castelo Rodrigo ou Almeida, o rio Douro, ou porque não, as figuras rupestres de Foz Côa. Tudo excelentes opções para um merecido descanso.

por boavidavidaboa.blogspot.com
Outros links:

1 comment:

Tomaruco said...

Parabéns pela análise e pertinência, continue a sua volta e não deixe de nos brindar com os suas escolhas.
A referência "homepage", presente acima, tem nome concreto que gostaria corrigisse:
Destino Portugal
Aceite os meus cumprimentos e continue a visitar o nosso site.
Agradecia também, se possível, que não publicasse este comentário.
António Antunes