Sunday 29 November 2009

Conde de Vimioso 2008

Cor carregada. No nariz fruta vermelha. Bem robusto. Bom nível a muito bom preço.


Tipo: Vinho tinto
Origem: A Falua – Sociedade de Vinhos, SA, Ribatejo, Portugal
Características: 2008, 14º, Touriga Nacional, Tinta Roriz, Cabernet Sauvignon

Vinho de aspecto cristalino e cor granada profunda. No nariz revela mineralidade e aromas de ameixas, amoras pretas e especiarias. Na boca apresenta-se macio, com taninos robustos e complexos, que lhe conferem grande potencial de envelhecimento. Os frutos vermelhos fundem-se com a estrutura e a frescura combinação de grande elegância. Termina com persistentes notas de fruta preta.


Crítica:
Não sendo um vinho de encantar, também não desagrada e pode ser uma boa aposta para vinho do dia-a-dia, que se bebe com agrado, especialmente para os apreciadores de vinhos bastante encorpados. Beba-se desde já.

6/10 por KronicasVinicolas


História: Este vinho estagiou em pipas, novas e de segundo ano, de carvalho francês durante dezasseis meses.
Chegadas à adega as uvas são descarregadas e imediatamente desengaçadas e esmagadas. A fermentação, a temperatura controlada (25º C), decorre dentro dos Balseiros de carvalho françês por acção de leveduras indigenas. Durante este período é feita a maceração pelo processo de remontagem, de modo a haver uma boa extracção de cor e taninos (responsáveis pelo corpo do vinho). A curtimenta dura todo o período de fermentação, prolongando-se por um período de cerca de um mês, por forma a conferir maior complexidade e longevidade ao vinho. Depois da fermentação alcoólica ocorre a "fermentação" maloláctica, fundamental para a estabilização e equilibrio dos nossos vinhos.

Links:
Falua
Copovinhos

No comments: