Saturday, 21 November 2009

Solar de Serrade

Amarelo intenso. Cheiro frutado, algum adocicado. Na boca é seco, fresco, acido. Vinho com carisma, gasoso quase inexistente mais a roçar um branco seco.


Tipo: Vinho verde branco
Origem: SAVAM - Soc. Agrícola de vinho Alvarinho de Monção, Lda, Monção DOC, Portugal
Características: 2008, 12.5º, 100% Alvarinho

O “Solar de Serrade – Alvarinho”, Vinho Verde produzido exclusivamente com uvas da casta Alvarinho. Tem cor citrina, é seco e frutado no aroma.

Crítica:
A wine of considerable brio, fragrance and harmony, the Solar appeals to those who seek a greater backbone and body to their vinho verde. Made from alvarinho, the Portuguese version of albarino made famous in Spain‘s Rias Baixas district, this wine promises vibrant aromas of peach, apricot oil and subtle cardamom. On the palate, tropical fruits sing a great duet with the mouth-puckering acidity. Hail Caesar salad!

por KeL


História: Casa brasonada típica do Alto Minho, com origem em meados do século XVII, o Solar de Serrade é um bom exemplo de recuperação cuidada do património arquitectónico da região. Localizado na freguesia de Mazedo, a poucos quilómetros da estrada que liga Valença a Monção, o solar sofreu uma intervenção notável que transformou, através de obras que se prolongaram por meia dúzia de anos, uma casa em ruínas numa das referências do turismo de habitação da região do vinho Alvarinho.
O Solar de Serrade começa por impor-se pelo imponente aspecto exterior, onde se destacam as duas torres que se erguem nos flancos de um corpo longo e mais baixo. No interior, um bonito conjunto de móveis, louças e tapeçarias espalhadas por amplos salões e quartos, a capela com coro e balaustrada em estilo “rocaille”, os tectos de madeira em forma de masseira, tudo isso, somado ao seu jardim romântico, ajuda a reconstituir o ambiente vivido há mais de trezentos anos, nos tempos do morgado de Serrade.
A casa, virada para o turismo de habitação, tem, além da arquitectura, outros argumentos que reclamam uma visita a todos quantos procuram sossego em ambiente bucólico e natural: o solar é parte integrante de uma propriedade agrícola onde se cultiva o Vinho Verde da excelente casta Alvarinho e localiza-se a dois passos de duas vilas que merecem visitas atentas - Monção e Melgaço.

No comments: