Friday 22 April 2011

Capela da Misericórdia

Edificada ao fundo da mais antiga praça de Arouca, no centro histórico, de frente para a porta principal do Mosteiro, encontramos a Capela da Misericórdia, de reduzidas dimensões, encravada entre uma casa particular e o antigo edifício da Câmara Municipal, cujos fundos foram também utilizados como cadeia da Comarca.
É um edifício simples, tendo a descoberto apenas a fachada principal, e a torre sineira relativamente baixa, embora equilibrada em relação às dimensões da capela, constituindo um conjunto harmonioso.
Foi mandada construir por devotos em 1612 e denominou-se, durante muito tempo, de Igreja da Misericórdia.
Dela saía a partir de 1626 a procissão do Senhor dos Passos em direcção ao Calvário , acto de piedade quaresmal que duraria até 1855, ano em que a procissão tomou o nome do Senhor Morto. Ainda hoje se faz a referida procissão, que parte da referida capela em Via sacra até ao Calvário. É a procissão dos Fogaréus e realiza-se em quinta-feira Santa.
A Capela da Misericórdia, intimamente ligada à Misericórdia de Arouca, com estatutos de 5 de julho de 1610, que mereceriam a aprovação régia em 1624 , é classificada Imóvel de Interesse Público desde 1959, pelo Decreto nº 42255 de 8 de Maio.
O interior da capela é composto por um altar muito simples e os tectos apainelados são decorados com cenas bíblicas da Paixão.
A nave é revestida a azulejos que datam do século XVII.
A Capela e a porta de entrada eram protegidas por uma grade em ferro e respectivo portão que entretanto desapareceram.

in Portal de Arouca

Ficha:
Centro Histórico, Arouca, Portugal[Mapa]
Preco: Gratuito

No comments: