Friday 22 April 2011

Pedras Boroas


As Pedras Boroas encontram-se em dois blocos graníticos, os quais apresentam uma alteração em fissuração poligonal, que lhe confere semelhanças com as côdeas de boroas
Este geossítio enquadra-se num relevo residual de granito aflorante no planalto de Albergaria da Serra. É marcado por dois blocos graníticos que se apresentam deslocados relativamente ao corpo residual e que apresentam uma alteração em fissuração poligonal. De acordo com Rochette Cordeiro (1994a; 1994b; 2004), estas formas enquadram-se nas microformas geneticamente relacionadas com uma fase posterior à exposição das superfícies e com relação evidente com a estrutura. São formas constituídas por uma rede poligonal de fissuras de baixa profundidade. A sua génese estará relacionada com um conjunto de processos bastante complexos, directamente relacionados com desequilíbrios nas plaquetas exteriores da rocha.
O geossítio possui interesse geomorfológico relacionado com a geomorfologia granítica. Trata-se de um local exemplificativo da morfologia granítica das Montanhas Ocidentais, revelando um elevado potencial didáctico. O seu valor turístico advém do nome e da estrutura que o geossítio apresenta, revelando um elevado interesse local e médio ao nível regional.

in Geoparque de Arouca

Ficha:
40°52'02.4"N 8°15'41.6"W (975m)[Mapa]

No comments: