Saturday 4 June 2011

Fondue

Fondue é um prato de origem Suíça, normalmente à base de queijo aquecido sobre uma lamparina, também conhecida como espiriteira ou rechaud, ou outra fonte de calor pouco intenso e do qual as pessoas se servem diretamente. Consiste basicamente em uma mistura de queijos (normalmente dos queijos Gruyère e Emmental) fundidos com vinho (ou, como na receita original, a Kirschwasser alemã), que vai à mesa acompanhada de pedaços de pão, batatas e cenouras. Esses acompanhamentos devem ser mergulhados na fondue com um garfo especial antes de serem consumidos.


Ingredientes:
200 g de queijo gruyére
200 g de queijo emmental
2 chávenas de vinho branco seco
1 dente de alho descascado
1 colher (sopa) de maisena
2 colheres (sopa) de Kirch ou vodka (opcional)
pimenta-do-reino branca
noz moscada
cubos de tostas ou pão duro, pickes, Batatas cozidas, presunto (para acompanhar)


Preparação:
Realizar um bom fondue é uma coisa muito simples. O segredo está em escolher um queijo de boa qualidade. A maneira de cortar ou ralar o queijo não tem nenhuma importância. Mas a qualidade do vinho é muito importante! Considere sempre 1 copo de queijo cortado ou ralado (150 g) por pessoa. Coloque o queijo na panela, junte o vinho, cozinhe em lume forte, mexendo sempre. Depois, coloque a panela sobre o réchaud, na mesa, e deixe cozinhando em lume brando durante a refeição. Mexa de vez em quando.

Rale os queijos no ralo grosso e reserve. Esfregue o dente de alho na parte interna da panela escolhida para se preparar o fondue. (recomenda-se a panela apropriada para levar o fondue a ferver à mesa) Separe 4 colheres (sopa) do vinho e coloque o restante na panela. Acrescente os queijos em lume brando, mexendo a mistura sem parar, até que os queijos estejam totalmente derretidos no vinho. Misture a maisena com o vinho branco reservado e despeje na panela. Continue mexendo por 1 minuto até engrossar. Tempere com pimenta-do-reino e uma pitada de noz moscada. Despeje o Kirch e leve a panela ao aparelho de fondue. Sirva acompanhado de cubos de tostas ou pão duro.

Conselhos úteis:
Não modifique muito a proporção de vinho. Se o fondue está muito espesso, acrescente um pouco de vinho. Se está muito líquido, engrosse com maisena dissolvida em brandy (ou vinho). Antes de colocar o queijo na panela, esfregue por dentro da mesma um ou dois dentes de alho cortados, para untar. O fondue tradicional come-se com pão, mas pode-se comer também com: salsichas cortadas, pedaços de peixe cozido, camarões, almôndegas pequenas, cogumelos em conserva. Para acompanhar, pode servir uma salada verde e vinho branco seco ou rosé.

No comments: