Thursday 9 June 2011

Valnontey

O vale de Valnontey é um dos mais belos e selvagens do PN Gran Paradiso. Esta caminhada fácil leva-nos com pouco esforço até ao sopé do circo do glaciar de la Tribulazzione, o maior do parque. Circuito alternativo, mas mais exigente, ao alpe Money leva-nos a uma das mais belas vistas de todo o parque. Avistáveis: Maciço de Mobney e Glaciar, Maciço Gran Crou e Glaciar, Encosta do Gran Paradiso e Tribulazzione. Possibilidade de avistar Ibexes
22 ( 11Km | +-300m | 4h00 | Ida-e-Volta )
Dificuldade: Fácil (I)
Cota máxima:
0h001667mValnontey
Do parque de estacionamento seguir em direcção sul até
0h101675mCruzamento 22A
Aqui o caminho encontra um cruzamento, direita ponte sobre o rio, esquerda trilho 22A e em direcção ao sul pelo trilho 22. Seguimos por este praticamente nivelados durante 30 minutos até
0h401731mVermiana
Pequeno aglomerado. Seguimos em frente durante mais 30 minutos ao longo do rio até
1h101789mCruzamento 22C
A esquerda o percurso segue o trilho 22C em direcção a Alpe Money. Optamos por prosseguir em frente
1h251830mPonte Erfolet
Neste ponto torna-se necessário atravessar o curso de água. O trilho aumenta a sua inclinação e entramos na zoa mais selvagem do percurso, após superar várias zonas de pedra chegamos
2h101968mTorrente l'Herbetet
Pequena ponte improvisada sobre a cascata vinda do Herbetet. Prosseguindo atingimos o glaciar ou ponto de acesso aos trilhos 22G e 18B. Optámos por retornar pelo mesmo caminho de volta a
4h001667mValnontey
Alpi di Graie, PN Gran Paradiso, Itália
Acesso: No verão circulação proibida entre Cogne e Valnontey, mas fora da época alta é possível estacionar em Valnontey.