Friday 18 July 2008

Chá da Esperança

Rua da Esperança 100
1150-148 - Lisboa
Tel. 21 397 50 08
Encerra Domingos e Segundas. Realizam ateliers de chocolataria

Beirã, Contemporânea

Conhecer este restaurante foi uma agradável surpresa. Numa rua onde somos clientes assíduos fomos surpreendidos com esta nova oferta. O aspecto desde o exterior era tão apelativo que alterámos os nossos planos e optámos por experimentar. A comida é muito com produtos de elevada qualidade e confeccionada com muito "carinho". Os enchidos da Guarda e os sabores das Beiras são-nos apresentados com outras roupagens misturados com sabores e ofertas de cacau e chocolate. O serviço é atencioso, simpático e quase pessoal é um prazer ser assim atendido. O espaço é agradável com design moderno, uma boa música ambiente, principalmente Jazz, propicío à conversa. Confesso que o chocolate me desiludiu um pouco, não me compreendam mal, é óptimo, mas para meu gosto tem manteiga a mais para ser excelente. Adorei o folhado de farinheira sobre uma cama de acelga e agrião, a dose de bacalhau poderia ser um pouco maior, o pato bom e bem servido. O vinho da casa acompanhou bem a refeição. No fim mais uma surpresa, chá de Cidreira, feito com folhas frescas e soberbamente servido, um mimo, um luxo. Ficámos a saber que durante a folga semanal, Domingo e Segunda, organizam ateliers de chocolataria, enquanto preparam o chocolate da semana, ficámos curiosos e queremos experimentar. Gostei muito e quero voltar.

Comida

Muita qualidade

Preço

€€

18 Euros

Ambiente

Muito bom gosto. Bairro simpático.

Serviço

Simpatia e atenção
Um convite à experimentação dos sentidos, num espaço criado para que um público abrangente possa reconhecer, de várias formas, aquilo que são ou poderiam ser os seus sabores, os seus aromas, a sua música e o "seu" lugar.
Para além da cozinha tradicional portuguesa, onde se destacam os enchidos da Guarda, as especialidades variam entre a nouvelle cuisine e alguns sabores do mundo que nos foram trazidos pelo Chefe Chakall que inspirou e a apadrinhou este espaço eclético onde encontramos uma vasta paleta de paladares.
Entre refeições, chás e chocolates artesanais Casta Lusa são muito variados, quentes ou gelados, acompanhados de scones, crepes ou outras iguarias do dia, querendo despertar a curiosidade pela diversidade dos aromas e pela qualidade das texturas.
Quis o "Chá da Esperança", sem pudor, experimentar e recriar a sua ementa, com o mesmo espírito que concebeu este espaço.
Um restaurante que também é casa de chá. Uma casa de chá que também é chocolataria. Apesar de estar situado em Lisboa, na rua que lhe dá o nome, no Chá da Esperança, a cozinha beirã está em destaque.
Farinheira e morcela da Guarda, pão de centeio e chouriçada beirã, tudo a ser saboreado num espaço moderno e arrojado, onde o branco impera e as cadeiras são transparentes. Pormenores interessantes são o desing retro e o facto da gastronomia ser inspirada na cozinha Chakal.

Localização:

Nosso menu:

  • Pão, Azeite perfumado e Tapenade
  • Folhado de farinheira com alho françês
  • Bacalhau com espinafres e broa
  • Tarte de pato
  • Mousse de chocolate
  • Tarte de chocolate com frutos vermelhos
  • Copo de tinto Alentejo
  • Chá de cidreira

Critica:
"Morcela e Miles Davis"

Um compromisso com a Guarda... e com o chocolate!

Há cerca de um ano abriu na Rua da Esperança, a Santos, no Bairro da Madragoa, mais uma pequena embaixada da nossa cidade na Capital - o Restaurante “Chá da Esperança”.
Luísa Junqueiro, natural da Guarda, propôs-se recuperar um espaço antigo e levar até Lisboa alguma cozinha tradicional da Beira Alta e os prestigiados enchidos da Guarda, comprometendo-se na promoção da nossa cidade junto de turistas e lisboetas que por ali passam deliciando-se ao experimentar novas texturas, aromas e sabores ao mesmo tempo que são brindados com excelente música jazz num ambiente informal, onde impera a simpatia beirã.
O design contemporâneo, a releitura das fachadas antigas do Bairro de Santos e uma cozinha inspirada em Chakall, cheff argentino, com quem a proprietária trabalhou, desenha um novo conceito – original, eclético e inovador. O Restaurante conjuga a cozinha tradicional portuguesa e internacional, as especialidades com cacau, uma Casa de Chá onde a oferta é variadíssima e ainda uma pequena fábrica de chocolates artesanais.
A chocolataria “Casta Lusa” promove Oficinas de Bombons a todos os que aceitem o desafio do Chá da Esperança no compromisso com o chocolate.
Outros links:

No comments: