Nunca imaginei ver flamenco ao som de Dire Straits, uma revelação. Na primeira parte os quadros mais contemporâneos hipnotizam-nos, na segunda, a tradição do tablao. Um belo espectáculo.
Inspirada no melhor Flamenco, a Companhia de Dança Carmen Mota estreia o espectáculo "Fuego" no Auditório dos Oceanos do Casino Lisboa, a 3 de Março. Trata-se de um ciclo de actuações que se distingue pela fusão de elementos de dança moderna com a ancestral pureza estética da arte Flamenca.
Com um evoluído conceito coreográfico, "Fuego" propõe um conjunto de quadros que merece a atenção do público. Numa sucessão de peças de prestigiados compositores, os bailarinos interagem, em palco, exibindo um guarda-roupa de excepção.
"Fuego" é protagonizado por 18 bailarinos e 5 músicos / cantores que interpretam compositores tão épicos como Karl Orff (Carmina Burana) a par dos modernos Dire Straits (Private Investigations). O cuidado guarda-roupa e o desenho de luz acentuam as impressionantes coreografias, ora intimistas ora plenas de energia, assinadas por Joaquin Marcelo.
"Fuego" conquistou já as mais exigentes plateias internacionais, que se renderam ao singular enquadramento de luz, cor e movimento. A Companhia de Dança Carmen Mota protagoniza um espectáculo inovador, sem quebrar as barreiras do tradicional Flamenco.
Pleno de ritmo e sensualidade, "Fuego" divide-se em dois actos. Carmen Mota explica a sua concepção, "Quis familiarizar os espectadores de todo o mundo com o Flamenco, sem alienar todos os que já são apreciadores da dança tradicional espanhola".
Com melodias de compositores imortais e um magnífico guarda-roupa, as coreografias de Joaquin Marcelo fascinam o mais céptico espectador, conquistando-o quadro após quadro.
Carmen Mota é uma figura incontornavel da dança tradicional espanhola. Tem mais de cinquenta anos de carreira e trabalhou com Lola Flores e Carmen Amaya , para quem assinou diversas coreografias.
Em 1977 fundou a sua própria companhia e rapidamente se internacionalizou.
Em FUEGO Carmen Mota ultrapassa-se conseguindo uma harmonia perfeita entre os ritmos tradicionais do flamenco e a dança moderna.
No comments:
Post a Comment