Tipo: Vinho Tinto
Origem: Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões, CRL, Palmela, Portugal
Características: 2005, 13,5º, 100% Castelão
Península de Setúbal, região onde estão situadas as nossas vinhas, caracterizada por um microclima com óptimas condições endafo-climáticas, únicas onde se destaca os solos arenosos ricos em água e o clima Mediterrâneo com influência marítima devido à proximidade do mar. A perfeita harmonia destes elementos favorecem o desenvolvimento de castas nobres perfeitamente adaptadas originando vinhos de excepcional qualidade.
Fermentação alcoólica em cubas inox com temperatura controlada seguida de maceração pelicular prolongada.
Meses em pipas de carvalho Americano e Francês seguido de 6 meses em garrafa.
Medalha de Ouro, Prata e Bronze no "Challenge International du Vin" em Bordéus. Classificado na "Revista de Vinhos" como Melhor Vinho na Península de Setúbal e "Melhor Compra".
Crítica:
Nariz de carácter, agregando a boa complexidade do castelão conferida pela rusticidade do fruto, fumo, especiarias e couro. Um perfil equilibrado e sensato. Boca fina, saborosa, aliando taninos suaves com profundidade de sabores. Longo, harmonioso, suave.
16/20 por Anónimo
História: A Cooperativa Agrícola de Sto. Isidro de Pegões, foi constituída por Alvará de 7 de Março de 1958.
Como infra-estrutura indispensável de apoio ao plano de fomento e ordenamento agrícola executado pela ex-Junta de Colonização Interna, que implantou na área cerca de 800 hectares de vinha, distribuída por centenas de casas agrícolas, nas herdades doadas aos Hospitais Civis de Lisboa pelo grande benemérito Dr. Rovisco Pais.
Nascida por iniciativa da ex-Junta de Colonização Interna, a Cooperativa recebeu do sector estatal, forte apoio financeiro e em meios técnicos e humanos durante as primeiras décadas da sua existência. Assim, a ex-Junta nacional do Vinho prestava graciosamente a assistência técnica fornecendo os enólogos e analistas além de outros apoios na comercialização.
Superada uma fase da ocupação e de desequilíbrio consequente do processo revolucionário então em curso, a Cooperativa empreendeu nos últimos 8 anos um trabalho sistemático de recuperação e de investimento na modernização da sua adega, com o objectivo de valorizar os vinhos produzidos. Assim a sua adega está dotada de um sistema de vinificação e estabilização de frio, recuperação dos primitivos depósitos de cimento com revestimento em "Epoxy", complexo de cubas e lagares de inox para fermentação com controlo de temperatura, Prensa de vácuo e prensas pneumáticas, nova linha de enchimento e rotulagem, ETAR, obras de beneficiação e conservação geral dos edificios e acessos fabris, e encetou um programa de modernização e desenvolvimento relativo à sua organização, encontrando-se neste momento em processo de Certificação da Empresa no âmbito da Norma NP EN ISO 9001:2000 e HACCP.
A Cooperativa Agrícola de Sto. Isidro de Pegões possui uma área vinícola de 967 hectares da qual produz em média 5 000 000 kg de uva sendo 74% tinta e 26% branca, as tintas produzidas são o Castelão (Periquita) 94%, Touriga Nacional, Aragonês, Cabernet Sauvignon, etc, 6%. nas brancas predominam o Fernão Pires 37%, Moscatel 28%, Tamarez, Arinto, Antão Vaz, Chardonnay, etc, 35%.
Links:
InfoVino
Copperativa de Pegões
No comments:
Post a Comment