Tuesday 16 February 2010

Monasterio de la Rábida


O Mosteiro de Santa Maria de La Rábida é um mosteiro franciscano do município de Palos de la Frontera, na província andaluza de Huelva (Espanha).
Erigido nos séculos XIV-XV, destacam-se pelo seu interesse artístico a igreja gótico-mudéjar, as estâncias decoradas com afrescos de Daniel Vázquez Díaz, o claustro e o museu, onde se conservam numerosos objetos comemorativos do Descobrimento da América e uma escultura da Virgem Maria, em estilo gótico do século XIII aproximadamente, realizada em alabastro.

O mosteiro tem 2.000 m² de extensão e é de planta irregular. Ao longo dos seus mais de quinhentos anos de história sofreu várias modificações, sobretudo a partir do terremoto de Lisboa de 1755. Em ele hospedou-se Cristóvão Colombo anos antes de partir para o Novo Mundo, quando ainda se encontrava preparando o seu projeto. Neste mosteiro encontra-se enterrado Martín Alonso Pinzón, que faleceu aos poucos dias do regresso da primeira viagem colombina. Assim mesmo, ao regresso de alguma das suas expedições de conquista, chegaram a este cenóbio Hernán Cortés, Gonzalo de Sandoval e Francisco Pizarro. Por estas razões faz parte destacada do itinerário histórico artístico conhecido como os "Lugares Colombinos".


in Wiki

Localização


Links

Homepage

No comments: