Sunday, 4 January 2009

Vallécula

Praça Dr José de Castro - Barreiros
6300-235 - Valhelhas
Tel. 27 548 71 23
Encerra às Segundas

Tradicional Beirã

Restaurante distinto que tem brio na cultura e nos produtos da Beira, tudo na lista da água ao vinho, do pão aos enchidos são exclusivamente produtos locais de uma qualidade impar. Ambiente muito acolhedor e simpático, serviço atencioso. A comida é do melhor, o coelho estufado estava muitíssimo bem temporado, quanto a vinho as sugestões são sempre acertadas. O nível de preço é um pouco alto para a zona, o que resulta em certos dias num leque pouco diversificado de convivas, com muito snobismo arrisco a dizer. Uma boa casa na região da Estrela.

Comida

Pratos tradicionais bem confeccionados

Preço

€€

22 Euros

Ambiente

Recatado e confortável

Serviço

Algo lento

Localizado no centro de Valhelhas, no largo do Pelourinho, o restaurante Vallecula (antigo nome romano de Valhelhas) é um espaço agradável onde a comida é tradicional mas que no entanto reserva surpresas ao palato. Um dos maiores atractivos da região da Serra da Estrela são as suas bonitas e tradicionais aldeias. Na pitoresca aldeia de Valhelhas, numa casa de xisto bem recuperada, vamos encontrar este restaurante (a funcionar desde Julho de 2000) dedicado à confecção de algumas das mais apreciadas especialidades beirãs.O serviço é afável e o proprietário é conhecedor de toda a região e dos requintados sabores. Casa pequena, toda em pedra com muita madeira, com um balcão em frente, que antecede a cozinha, em cima do qual se dispõem peças decorativas.

Localização:

Nosso menu:

  • Alheira grelhada com Alecrim
  • Coelho estufado com Ameixa negra
  • Leite-creme
  • Tinto local

Critica:
Na pacata povoação de Valhelhas, a bordejar o rio Zêzere, que ali dá os seus primeiros passos, mesmo no largo do pelourinho e da junta de freguesia, acolhe-nos este “Valléculas”, local para mergulhar nas memórias ancestrais da localidade, enquanto nos deliciamos com a gastronomia possante que por ali se serve. Casa pequena, tamanhina, toda em pedra com muita madeira por companhia, o ambiente interior transmite-nos desde logo o bom gosto de quem ali desenvolve o seu trabalho com extremo cuidado. Amplo balcão em frente, que antecede a cozinha, em cima do qual se dispõem peças decorativas e alguns dos atavios da amesendação cuidada e muito agradável que nos vai fazer companhia ao longo do repasto. O serviço é muito personalizado, duma simpatia contagiante, que nos faz sentir muito bem e nos prepara desde logo para a óptima comida que ali nos servem.

Pão delicioso na companhia de várias entradas, uma sopa de legumes com feijão a que não se resiste. Uns bacalhaus bem preparados e por vezes a truta do rio saborosa. Umas feijocas estufadinhas com chouriço, de molho grosso, bem apaladadas, suculentas. Uns enchidos braseados de grande qualidade farinheira e morcela. E umas carnes de porco de boa grelhadura entremeada, lombo e costeleta na companhia de arroz soltinho e couve branca salteada. Muito bom.
Na sobremesa a fruta fresca, o queijo da Serra de boa cura e o requeijão a que não se resiste, na companhia de marmelada, de geleia ou de doce de abóbora. Então se lhe juntar-mos umas nozes, é perfeito. A acompanhar isto tudo os vinhos encorpados da Cova da Beira Covilhã e Fundão, entre outros.

por NetMenu
Outros links:

No comments: