Saturday 19 January 2008

Terra

Rua da Palmeira 15 - Príncipe Real
1200-311 - Lisboa
Tel. 21 342 14 08
Nãio encerra. Possui esplanada. Difícil estacionamento.

Vegetaria, Vegan

Um oásis de paz no meio de Lisboa. A esplanada é um must num belo dia. A cozinha influênciada pela dieta mediterrânica agrada mesmo a quem seja um fã incondicional de carne, além disso a escolha é tão variada que não se torna monótona. As sobremesas são boas com gelados Vegan (estranho mas existe). Ao fim de semana e à noite é carote. De vez em quando sabe bem lá ir.

Comida

Buffet variado e boas sobremesas

Preço

€€

18 Euros

Ambiente

Esplanada recatada e muito agradável

Serviço

Simpático, ritmo lento

Restaurante vegetariano situado perto do Jardim do Príncipe Real, de ambiente muito agradável, onde se destaca uma aprazível e recatada esplanada interior. A maior parte das refeições são confeccionadas com ingredientes de agricultura biológica e apresenta sugestões vegetarianas de versões de sabores tradicionais portugueses, como a caldeirada ou o cozido.
Algumas sugestões: Seitã à Brás; Seitã à Gomes de Sá; "Lombo" de seitã no forno; Açorda de batata; Lasanhas vegetarianas; Almondêgas de soja; Saladas diversas; Sushi; Caril; Kebabs. Doces: Gelados artesanais vegan.
Existe uma pequena loja que vende artigos de artesanato de comércio justo, incenso, sabonetes artesanais, chás e vários tipos de snacks BIO. Não é permitido fumar em todo o restaurante. Apresentou em 2007 um novo conceito: o Wine Flights - que é a combinação de três ou quatro vinhos diferentes, servidos a copo, à mesma refeição, tendo como ponto de partida um denominador comum a cada um deles - uma determinada casta, um perfil específico, uma denominação de origem, o mesmo produtor ou o mesmo enólogo.


Localizacao:

Nosso menu:

  • Buffet Vegetariano
  • Encharcada laranja
  • Crumble maçã
  • Cerveja

Critica:
Um vegetariano mesmo para quem gosta de carne.
Paula Oliveira Silva 2005-01-04

Em Portugal, dizem os amantes de um bom naco de carne que não é o peixe que puxa a carroça. Mas os russos, com a sabedoria que lhes deve vir do frio contrapõem em provérbio que também não é o cavalo que a puxa... mas sim a aveia. E agora?


Hoje em dia, é perfeitamente possível um vegetariano viver sem restrições. Uma prova cabal do que afirmamos é o Restaurante Terra. Não serve carne nem peixe mas confecciona primorosamente vegetais, cereais e leguminosas, alimentos da terra.

Longe vão os tempos em que a cozinha vegetariana não tinha um sabor agradável por falta de condimentos ou de sabedoria do cozinheiro. Neste campo também o Terra é um bom exemplo com versões vegetarianas de sabores tradicionais. O seitan pode ser à Brás ou até à Gomes de Sá, a Açorda de Batata, as Almôndegas de Soja, a Caldeirada, o Cozido... Sugestões do buffet que variam diariamente, do almoço para o jantar mas que se preocupam com uma dieta saudável.

São cerca de 10 pratos quentes sem contar com a variedade de saladas e outras sugestões frias. Prova-se de tudo, mas repete-se apenas o que mais se gosta. Assim dá gosto.


Qualidade e frescura são duas premissas de sucesso. Os produtos confeccionados têm o selo da agricultura biológica. Não são só os vegetais, cereais, as leguminosas, o sal. É o caso do chá e café, dos refrigerantes, do vinho, do uísque e até do espumante. Na hora da decisão arrisque e aventure-se por paladares nada comuns como o sumo de gengibre com lima e especiarias. Caso tenha acertado no gosto não vai querer outra coisa.

O segredo é a esplanada recatada de acesso apenas pelo interior e que fica nas traseiras. Árvores à volta, uma fonte que deita água no seu breve murmurinho e a treliça de madeira a toda a volta a garantir a privacidade. Madeira de florestas controladas, nem outra coisa se poderia supor de quem se preocupa com o ambiente e só utiliza materiais reciclados e recicláveis.

Na pequena loja pode escolher ainda artigos de artesanato de comércio justo, incenso, chás, sabonetes artesanais. Coisas boas para nós e para a casa.


Este espaço que já serviu as necessidades de um bar é agora uma casa onde o tradicional português se sente nos móveis mandados fazer por encomenda. A decoração assinala a passagem dos proprietários, também eles vegetarianos, por outras cuturas.

Como cada qual marca o seu ritmo, pode ser que ainda haja espaço no estômago para um doce final e para uma tisana ayurvédica bem quente. Estamos em crer que depois de aqui vir espaço na memória também não lhe vai faltar para recomendar o sítio aos amigos. Ainda que gostem muito de carne.

por lifeCooler
Outros links:

No comments: