Sunday, 9 November 2008

Azeitão

Praça da República 8 - Vila Nogueira de Azeitão
2925-585 - Azeitão
Tel. 21 218 83 10
Encerra às quintas. Fados às quartas.

Português, Mediterrânico

Bem implantado na praça do rossio de Azeitão, maravilhosa no Outono. Boa comida. Bom serviço. Que se pode pedir mais? Gostei.

Comida

Muito bom

Preço

€€

24 Euros

Ambiente

Cuidado, numa bela vila

Serviço

Bom nível

Recomendado pelo Guia Michelin 2005 e pelo guia francês Petit Futé, este restaurante cujo o chefe é Karim Hammouche, tem à disposição várias especialidades da cozinha portuguesa e uma garrafeira dedicada aos vinhos da região. O ambiente é requintado, mas descontraído.

Localização:

Nosso menu:

  • Cascas de batata frita
  • Ovos de codorniz
  • Cous-cous de camarão
  • Pataniscas com arroz de feijão
  • Leite creme
  • A bela sintra (2005 Alentejo tinto)


Crítica:
No chamado Rossio da vila, o restaurante Azeitão não tem razões para se queixar dos vizinhos. A Fonte dos Pasmados onde, segundo diz a lenda, quem dela beber para sempre ficará ligado à vila, a Igreja de São Lourenço do século XVI e as caves José Maria da Fonseca, instaladas num bonito edifício oitocentista.

A lamentar apenas o estado de degradação do Palácio dos Duques de Aveiro, cuja fachada ainda deixa adivinhar a importância e monumentalidade que já teve. Fica-nos o cheiro à atmosfera aristocrática que noutros tempos caracterizou Azeitão.

Depois ou antes da visita a Azeitão-vila, o intervalo do passeio pode ser no Azeitão-restaurante para recordar alguns sabores da cozinha típica portuguesa. Como o gaspacho, a açorda de coentros com ovo escalfado, a casca de batata frita com molho de natas e mais do que evidente, o queijo de Azeitão feito com leite de ovelha e um saber antigo.

Das Especialidades, onde se encontra o bacalhau com azeite e broa, às Comidas do Mar como a consistente sopa de peixe (uma refeição por si só) e as simples pataniscas com arroz de feijão... sente-lhe o cheiro?

Do talho há picanha tropical, bife com molho de Moscatel, entrecosto com migas e mais oito sugestões que ajudam à festa. A Insustentável Leveza é conseguida pelas cinco qualidades de saladas. Das Coisas Boas que adoçam a refeição, as mousses, o bolo de chocolate com framboesa e a bela da torta de Azeitão. Nem poderia ser de outra forma.

Todos se recordarão da riqueza que esta região ainda representa no que ao vinho diz respeito. A carta é original e está baseada na ficha do produto com preços recomendados. Aroma, cor, paladar e ph são as informações fornecidas sobre os vinhos de Azeitão, porque só estes têm entrada nesta casa. Quatro caves estão representadas. José Maria da Fonseca, J.P.Vinhos, Quinta da Cachamoa e Casal do Tojo. Os apreciadores sabem do que falamos.

E agora que já estamos compostos, façamos silêncio para escutar o fado. Todas as quartas-feiras, quando o manto da escuridão invadir Azeitão, vozes jovens e pouco conhecidas, outras mais sonantes e sobejamente reconhecidas, têm lugar para dar voz ao sentimento. Ah pois, não é só em Lisboa que se canta a canção da saudade.

Nesta altura a decoração deixa de ser a protagonista e os nossos olhos deixam de estar postos no espantalho da entrada e nos utensílios campestres esbanjados pela casa. E no entanto, com ou sem fado, a atmosfera é descontraída e requintada.

por Lifecooler

Outros links:

No comments: