Saturday 22 November 2008

Curso iniciação ao Bonsai

Bonsai (em japonês: 盆栽, bon-sai), significa "árvore em vaso".

Um bonsai precisa ter outros atributos além de simplesmente estar num vaso raso. A planta deve ser uma réplica artística de uma árvore natural, em miniatura. Deve simular os padrões de crescimento e os efeitos da gravidade sobre os galhos, além das marcas do tempo e estrutura geral dos galhos. Essencialmente é uma obra de arte produzida pelo homem através de cuidados especializados.

História
Apesar da forte associação entre o cultivo de bonsai e a cultura japonesa, na verdade foram os chineses os primeiros a cultivar árvores e arbustos em vasos de cerâmica. Há provas de que, já em 200 d.C. os chineses cultivavam plantas envasadas (mais conhecidas como Penjing) como prática habitual da sua atividade de jardinagem.
Penjing é o nome que os chineses dão à arte de fazer paisagens miniaturas com rochas, musgos, árvores, etc.… É desconhecida a data do aparecimento destas artes, porém, as primeiras pinturas
retratando Penjing datam do séc. 2 A.C..
Na Idade Média, quando a China invade o Japão, os Monges Budistas transportam consigo a arte Bonsai.
Durante séculos a arte de Bonsai esteve restrita aos nobres e à alta sociedade.

No Ocidente o cultivo de bonsai como hobby desenvolveu-se bastante nos últimos 20 anos e hoje estas pequenas árvores estão espalhadas por todo o mundo. O crescente interesse pelo bonsai é partilhado com a crescente atenção dada às artes orientais nos últimos anos. Apesar de parecer um hobby extremamente exótico, o cultivo de árvores em miniatura não é por si só muito mais complexo do que a jardinagem comum aplicada a plantas em vasos. A diferença básica é o cuidado para reproduzir as características de uma árvore de porte muito maior, e aí reside a dificuldade. Mais do que cuidadosa poda e adubação, é preciso também muita paciência e alguma habilidade artística.

Técnicas
O crescimento das árvores é controlado com a aplicação de várias técnicas.
As árvores não são modificadas geneticamente. Praticamente qualquer espécie pode ser utilizada, sendo as mais famosas, as dos gêneros Pinus(pinheiros), Acer (bordo), Ulmus (olmos), Juniperus (junípero/zimbro), Ficus(figueira), Rhododendron (rododendro), entre outras.

Poda - Tem a dupla finalidade de formar e conter o crescimento da planta. Manutenção (poda de secos, danificados e cruzados, reduções de emergência), Formação (intuito de formar o aspecto geral da árvore), Radicular (Contenção do desenvolvimento).
Transplantes - Troca de solo e restruturação das raízes.

Cuidados
Exposição - Cada planta tem as suas necessidades, Exterior (as endemicas), Interior (Tropicais) e Misto (Inverno recolhido). Ter em conta que a exposição solar e a correntes de ar potenciam a evaporação o que pode resultar em seca.
Rega - em quantidades moderadas: Entenda-se por moderada a rega feita com critério, não com economia. O que não podemos fazer é molhar nosso bonsai todos os dias, se ele não seca de um dia para o outro, por isso o clima, o vento, a localização da árvore vão sempre incidir directamente na frequência de rega. A rigor, deve usar-se a sensibilidade, regar quando a terra estiver seca, e não regar quando ela estiver ainda húmida.
Adubos e Vitaminas - Uso de adubos com menor quantidade de nitrogénio: O nitrogénio em excesso provoca crescimento acelerado e folhas com tamanho maior que o desejado.

Estilos
Os Japoneses, ao tomarem contacto com a arte de Bonsai, "regraram" as forma em que estes eram criados, para desta forma "simplificarem" a sua avaliação estética.
Estas regras vulgarmente chamadas de "estilos clássicos Japoneses", serviam também para simplificar e garantir, a manutenção estética dos Bonsai ao longo de gerações.
Estes estilos são inspirados nas formas que as árvores criam na natureza, aperfeiçoadas ao detalhe através da técnica Bonsai.

Hokidashi (nome em japonês) – Árvore de copa redonda, normalmente com o tronco recto, podemos vê-la na natureza em várias espécies e locais (ex: laranjeira).



Moyogi – Direito informal, árvore cujo tronco apresenta diversas curvas com pernadas no lado externo de cada curva.



Chokan – Direito formal, árvore de tronco recto, com varias pernadas distribuídas em seu redor.



Shakan – Inclinado – São árvores que apresentam o tronco, mais ou menos
recto, mas descentrado do sei eixo, ou seja inclinado.



Bunjingi – Literário – Este estilo surgiu entre os boémios, que cansados da
rigidez dos estilos tradicionais e inspirados pelos pintores chineses “Sung do
sul”, começaram a criar bonsai de linhas fluídas, ligeiras e limpas em que a
massa verde apenas tinha uma pequena representação. São bonsai em que a
linha dominante é a altura e em que o vazio está muito presente.



Fukinagashi – Batido pelo vento, facilmente vemos árvores na natureza tomarem esta forma, junto a zonas costeiras com ventos dominantes do lado do mar.



Yose –eu - Floresta, conjunto de diversas árvores da mesma espécie, de alturas e espessuras de tronco diferentes conjugadas entre si em harmonia.



Kabudachi – Maciço, Troncos múltiplos – A copa de cada tronco é
trabalhado tendo em conta o conjunto, de modo que alguns troncos
podem-se usar como pernadas, não sendo necessário que tenham um
ápice definido, fazendo com que a copa seja formada pelo conjunto
dos diferentes troncos.



Ikadabuki – Balsa – Na sequência de uma intempérie, uma árvore cai, fica
na horizontal. A partir dessa árvore criam-se novas raízes ficando o tronco a
parecer uma raiz comum quase recta. Os ramos laterais formam os novos
troncos.



Sekijojo – Agarrado à rocha, planta cujas raízes “abraçam e engolem” uma rocha formando um conjunto em profundo equilíbrio, neste estilo a planta alimenta-se no solo que se encontra no vaso por baixo da rocha.



Is-hitsuki -Plantado na rocha, uma ou mais plantas plantadas sobre uma rocha que lhes serve de vaso visto conter solo em cavidades na própria rocha.



Kengai – Cascata, planta cujo ápice cresce para baixo, é usual verem-se árvores na natureza adquirirem esta forma quando crescem em montanhas em que o peso da neve e os ventos as fazem crescer para baixo protegendo-se pela encosta da própria montanha.



Han-kengai – meia cascata, neste estilo é a primeira pernada que se estende para baixo, tendo um movimento dominante sobre o ápice.



Sharimiki – planta com várias zonas de madeira morta, neste estilo mais importante que a forma do Bonsai (que até se pode incluir noutro estilo, é a quantidade de zonas do tronco mortas (shari), bem com de ramos mortos (jin), normalmente representa uma árvore bastante velha e fustigada pelas condições climatéricas.



Neagari – raízes expostas, neste estilo a base da planta é composta por várias raízes expostas, como que pela erosão do solo e pelas constantes inundações.



Links
Wikipédia
Peijing-Bonsai
Luso-Bonsai

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