7830-389 - Serpa
Tel. 284544335
Encerra para férias na segunda quinzena de Julho
Regional Alentejano
Um dos melhores Alentejanos que conheço. Bem localizado com muita personalidade, simpatia no serviço, comida de alto nível.
Comida | Excelente | |
Preço | € | Menos de 15€ |
Ambiente | Agradável | |
Serviço | Bom |
Localização:
Nosso menu:
Açorda Alentejana Ensopado de Borrego Siricaia Tinto da casa
O rio Guadiana proporciona algumas paisagens que só pensavamos ser possível ver nos filmes. De margens agrestes, pedregosas, por vezes mesmo escarpadas, abre-se de longe a longe em zonas de águas calmas, a bordejar relvados vastos onde apetece estender a toalha e espalhar as virtualhas para uma boa merenda.Outros links:
É hoje muito popular a descida de uma grande extensão do rio em canoa, até Mértola ou mesmo até Vila Real de Santo António. E as suas margens são cada vez mais procuradas para belíssimos passeios com veículos todo-o-terreno.
Continuamos a acompanhar o rio por aí abaixo, com alguns desvios para outras tantas visitas de interesse, como ali em Amareleja, para uma passagem quase obrigatória na sua Adega Cooperativa, cujos vinhos têm vindo a obter prémios merecidos não só no país como no estrangeiro. Prove os brancos de alta graduação e vai perceber porquê.
Mais adiante uma visita rápida a Moura, com bonitos jardins e um mercado municipal muito interessante para depois nos dirigirmos à pequena localidade de Pias, onde hoje existem três produtores do vinho local, de pequena dimensão, mas com engarrafamento de muita qualidade, tanto nos brancos como nos tintos, suaves mas muito encorpados, tipicamente alentejanos e de graduações elevadas, a proporcionar prazer sem fim.
E como a fome já vai apertando e estamos bem perto duma das mais bonitas cidades alentejanas, Serpa, é aqui que vamos assentar praça no restaurante “ O Alentejano” para uma refeição retemperante. Num edifício simples bem no centro da cidade, este “Alentejano” funciona num primeiro andar, em ampla sala com decoração regional, boa amesendação e um serviço muito simpático.
Pão de centeio e óptimas azeitonas. Uma açorda alentejana como deve ser ou uma sopa de cação de coentrada muito bem preparada. No peixe um salmão estufado com molho de tomate, um bife de atum de cebolada ou um soberbo bacalhau assado com molho de coentros, de lascas fartas e o toque típico dos coentros a fazer o resto.
Nas carnes alguns pratos clássicos do Alentejo e aqui atingindo um grande nível: pézinhos de porco de coentrada, ensopado de borrego à pastora e carne de porco com migas. Ainda a carne de porco à alentejana, um óptimo arroz de pato à antiga, o lombinho de porco grelhado em pau de loureiro, muito bem temperado e bem grelhado sem ser seco. Finalmente a lebre com feijão, já uma tradição. Para sobremesa uns óptimos doces conventuais e, claro, o queijo de Serpa, nesta época ainda de entorna, servido à colher, e lá mais para o Verão curado, servido à fatia, mas ambos com aquele paladar único, excelente. De uma lista de vinhos muito boa, continue a pedir os vinhos de Pias, que não se arrepende.
Serpa justifica uma visita demorada, sendo uma cidade pequena, em plena planície alentejana, com alguns monumentos de interesse, um grande palácio ainda muito bem conservado, junto ao qual a curiosidade de algumas oliveiras centenárias. Mas a grande atracção de Serpa é sem dúvida o queijo, sendo de aconselhar a visita a uma das pequenas unidades onde se fabrica esta maravilha, ainda de maneira artesanal, onde também vai encontrar um excelente requeijão, muito consumido pelas gentes da zona.
por NetMenu
No comments:
Post a Comment