Friday 1 May 2009

Planalto 2007

Amarelo pálido. Muito fresco e frutado. Boa persistencia.


Tipo: Vinho branco
Origem: Sogrape, Douro, Portugal
Características: 2007, 12,5º, Malvasia Fina, Gouveio, Viosinho, Códega

PLANALTO, como o seu nome sugere, é proveniente de uma zona planáltica da região do Douro, abrigada dos ventos atlânticos pela Serra do Marão. PLANALTO é um vinho Douro Branco Reserva que, desde a sua criação em 1990, se estabeleceu como uma das referências portuguesas em vinhos brancos de qualidade. PLANALTO é um vinho fresco e elegante que alia um estilo próprio inconfundível e apelativo a uma grande versatilidade, numa escolha de excelência para muitos enófilos.
PLANALTO 2007 apresenta uma cor amarela citrina, de aspecto límpido e brilhante. O seu aroma intenso revela aromas primários de flôr de laranjeira, citrinos e e um toque mineral, bem conjugados com aromas tropicais provenientes da fermentação como ananás e maracujá Na boca é um vinho elegante e complexo, com boa acidez e estrutura, o que o torna muito equilibrado e harmonioso, com um final longo e envolvente.


Crítica:
Planalto, o branco seco do Douro da Sogrape que é sempre uma aposta simpática. À semelhança de outros brancos relativamente leves e secos, este é sempre agradável de beber, com uma boa acidez e notas florais, corpo médio e um final persistente e refrescante. Nota-se a presença da Malvasia Fina a dar um perfil mais arredondado ao vinho dentro do seu carácter predominantemente seco. Neste caso acompanhámo-lo apenas com uns entreténs-de-boca enquanto aguardávamos a “pièce de résistance” que neste caso eram duas, divididas a meias: uma posta à mirandesa e um bife Wellington. Ela na sua tradicional disposição, ele acoitado em massa folhada, muito tenro e suculento.

7.5/10 por Kronicaviniculas


História: A vindima de 2007 decorreu com tempo incerto, alternando o tempo quente com períodos de chuva intensa permitindo deste modo um terminar do ciclo vegetativo da vinha de uma forma ideal, criando assim as melhores condições para a elaboração de vinhos de excelente qualidade. À chegada ao centro de vinificação da Sogrape em Vila Real, as uvas colhidas à mão foram desengaçadas e esmagadas suavemente. Posteriormente, foram fermentadas em cubas de aço inox a uma temperatura controlada entre os 16º-18ºC, durante cerca de 20 dias.
Os vinhos resultantes foram mantidos separadamente por casta e/ou vinha a baixas temperaturas. Após um grande conjunto de provas e na sequência de uma apurada selecção, foi elaborado o lote final que, depois de clarificado e estabilizado, foi engarrafado. PLANALTO 2007 pode ser apreciado na sua plenitude 6 meses após o engarrafamento, mantendo-se contudo nas melhores condições durante 2 a 3 anos, desde que conservado na posição horizontal a temperaturas de 10º a 15º C.

Links:
Homepage

No comments: