Friday 25 September 2009

Brèche de Roland

A Brèche de Roland é uma falha natural impressionante, com 40 m de largura e 100 m de altura, a uma altitude de 2804 m nos penhascos íngremes do Cirque de Gavarnie nos Pirinéus. Faz parte da fronteira entre França e Espanha.

Segundo a lenda, a Brecha foi aberta pelo conde Roland (sobrinho de Carlos Magno) com sua espada Durendal numa tentativa de a destruir, depois de ter sido derrotado na Batalha de Roncevaux Pass. O caminho apresentado é o percurso mais simples que não envolve pernoita em abrigo de montanha.

Pelo caminho podemos apreciar um dos mais belos cenários dos Haute-Pyrénées, o Taillon (3144m), o magnífico circo de Gavarnie e muito particularmente o Marboré (3248m) e a grande cascata. Na vertente espanhola vislumbramos a parte superior do circo de Cotatuero e do fantástico vale de Ordesa. Da brecha podemos aceder ao Taillon aos picos do circo de Garvarnie ou aceder ao Ref Goriz (ponto partida para o Monte Perdido (3355m) ) no lado espanhol.

Col des Tents>Bréche de Roland
( 11km | +-553m | 5h30 | Ida-e-Volta )

Dificuldade: Difícil (III)
0h002208mCol des Tents
Seguir para Oeste pela estrada, agora encerrada ao transito, até chegarmos ao
0h302270mPort de Boucharo
Fronteira Espanha/França. Em frente chegaremos ao vale de Bujuarelo. Devemos inverter o sentido da marcha percorrendo agora a encosta norte do Taillon em direcção a Este. Ganhamos continuamente altitude de maneira suave até chegarmos à
1h302400mGave du Taillon
Alimentada pelo degelo do glaciar do Taillon este regato necessita de algum cuidado para atravessar as rochas escorregadias (correntes disponíveis). Neste ponto o trilho inflecte para sul em subida forte até atingirmos o Col d'Arraitille. Vistas soberbas do Circo de Gavarnie, Taillon, Falsa Brecha e Maciço do Vignemale. Prosseguindo em poucos minutos chegamos ao
2h002587mRef des Sarradets
(Lug:90 ,Tel:0683381324, 26/05 a 30/09). Aqui o percurso inicia nova subida em direcção à Brecha claramente visivel à nossa frente. Nesta última etapa é necessário atravessar o pequeno glaciar da Brecha sendo aconselhável o uso de crampons. Cerca de uma hora depois chegamos finalmente à
3h002807mBrèche de Roland
Vista magnifica sobre a vertente Espanhola. Opções populares apartir deste ponto são o Taillon (3144m), Ref Goriz ou o Circo de Catatuero no lado espanhol. Retornar pelo mesmo caminho de volta ao
5h302208mCol des Tents
Pirineus Centrais, Circo de Gavarnie, França

Acesso: De Gavarnie seguir a estrada D923 em direcção à estação de ski de Gavarnie. Seguir a estrada até ao seu término no Col des Tents. Estacionamento disponível.
Atenção:Trata-se de um itinerário de alta montanha. Deve ser dada particular atenção ao estado do tempo, trovoadas e condições de neve ou gelo. Caminho envolve travessia de um pequeno glaciar e subida em pendente gelada. Cranpons são essenciais.

Le site de la brèche de Roland est l'un des plus connu des Pyrénées centrales. Cette faille est impressionnante de par sa taille et sa position. Elle est visible depuis de nombreux points du cirque de Gavarnie. La légende raconte que c'est Roland qui a entaillé la muraille avec son épée Durandal.

C'est un endroit très visité tout au long de l'année. L'été, le site est pris d'assaut par les touristes car la montée au refuge puis à la brèche est relativement facile. Il conviendra donc d'éviter les mois de juillet et d'août si on veut contempler le panorama sans trop de monde.

Il est possible de dormir au refuge des Sarradets à 30 minutes environ de la Brèche (penser à réserver). On peut aussi "planter" la tente à côté du refuge sur les rochers.

Le panorama est superbe sur la vallée de Gavarnie, le pic des Sarradets et surtout sur le versant espagnol et ses canyons.