Tuesday 22 September 2009

Vallée du Marcadau

Percurso fácil e muito conhecido para visitar um dos vales mais belos de todo o Pirineu. Partindo da popular zona recreativa de Pont d'Espagne, rápidamente se deixam as multidões para trás e desfrutamos da beleza e calma deste maravilhoso recanto. O nome do vale é uma alusão ao comércio realizado noutros tempos neste vale com as populações Espanholas vizinhas.

Pont d'Espagne > Ref Wallon
( 15km | +-405m | 5h30 | Ida-e-Volta )

Dificuldade: Fácil (I)
0h001460mParking Pont d'Espagne
Do Centro de Interpretação iniciar caminhada ao longo do rio pelas passarelas até à Hotelaria da Pont d'Espagne. Aqui ocorre a confluência dos cursos de água provenientes do Lac de Gaube e do Marcadou num cenário espectacular de cascatas. Seguindo pelo caminho por detrás do edificio em direcção Marcadou em breve chegamos ao
0h301522mRefuge du Clot
(Lug:45 ,Tel:0562926127 , 01/12 a 31/10). O amplo vale de Cayan estende-se para Oeste. Devemos encetar esta direcção sendo possível optar por caminhos em ambas as margens do rio. Ao fim de 1h os dois percursos juntam-se numa ponte no ponto mais afastado do
1h301630mPlateau de Cayan
Neste ponto o caminho bifurca. Pela direita em forte subida em direcção ao circuito dos lagos superiores. Pela esquerda seguindo o curso de água pelo vale do Marcadou. Optando pela última enfrentamos uma subida inicial até à ponte XXX onde o vale volta a nivelar durante algum tempo. Após alguns kms reiniacia-se a subida sobre a garganta do rio até ao planalto superior da Gave du Marcadou. Neste ponto deparamos com a confluência da
3h001812mGave d'Arratille
Deixamos à nossa esquerda o caminho para o lago e col d'Arratille e prosseguindo em frente em direccão ao planalto superior rápidamente chegamos ao
3h151865mRefuge Wallon
(Lug:80, Tel: 0561859343, 15/02 a 30/09). Refugio espaçoso muito bem situado no planalto superior do Marcadau dominado pelos picos de XXXX . Daqui as opções para prosseguir são várias: Gave d'Arratille, Col du Marcadou, Col de Fache, circuit dos lagos superiores. Retornar pelo caminho efectuado até ao
5h301460mParking Pont d'Espagne
Pirineus Centrais, Vale de Cauterets, França

Acesso: De Cauterets seguir estrada em direcção Pont d'Espagne durante cerca de 8km. Junto ao centro de Interpretação do Parque Natural existe amplo estacionamento pago.