Thursday 24 September 2009

Cirque d'Estaubé

O Cirque d'Estaubé é um circo glaciar nos Pirenéus centrais no Parque Nacional dos Pirenéus, formando a fronteira entre França e Espanha. Situado a cerca de 4 km a Este do seu vizinho mais famoso, o Cirque de Gavarnie, que é acessível através da Hourquette d'Alans (2430m); vale Marboré é alcançado através da Brèche Tuquerouye (Tuca Arroja) (2666m), onde há um pequeno refúgio
O percurso acompanha na sua totalidade a Gave d'Estaubé primeiro até à barragem das Gloriettes e depois ao longo do vale até ao grande anfiteatro no planalto da Pla d'Alhet. Percurso simples acessível a todos, pode ser dimuído em cerca de 1h45 se optarmos pelo estacionamento junto à barragem.

Gave de Hèas > Pla d'Alhet > Gave de Hèas
( 14km | +-371m | 4h30 | Ida-e-Volta )

Dificuldade: Fácil (I)
0h001459mGave de Hèas
Da estrada atravessar a ponte sobre a Gave d'Hèas e subir a longa estrada em direcção à
1h001650mBarrage des Gloriettes
Passar o paredão da barragem e começar a rodear a albufeira pela margem Oeste deixando à direita o trilho para as Granges de Coumély. No lado oposto da barragem prosseguir o trilho bem definido em direcção ao longo do vale até atingirmos uma
2h001720mBifurcação
Neste ponto o trilho separa-se em dois; pela direita sobe em direcção à Hourquette d'Alans e pela esquerda, caminho que devemos seguir em direcção à cabane d'Estaubé. O caminho cruza o ribeiro um pouco acima de uma queda de água chegando pouco depois á cabana de Estaubé. Apartir daqui o vale alarga e o caminho prossegue, agora em trilho menos evidente mas sem dificuldades, sempre em direcção sul junto ao curso de água até atingirmos o anfiteatro do circo no planalto de
2h301830mPla D'Alhet
Retornar pelo mesmo caminho de volta à
4h301459mGave de Hèas
Pirinéus Centrais, Vale de Estombé, França

Acesso: De Gédre seguir estrada D922 em direcção Cirque Troumouse até cruzamento para Barrage des Gloriettes. Estacionamento junto à ponte ou subindo a estrada de serviço junto à barragem.