Tuesday 2 March 2010

A Ameaça


De Ken Follett
Presença 2008

Li avidamente. Já há muito tempo que não sentia ansiedade em abrir um livro. Boa leitura, bom ritmo ... talvez possa ser considerado superficial.


Unanimemente considerado um dos mestres actuais do policial, Ken Follett tem a capacidade única de, a cada novo romance, reinventar o próprio thriller. Em A Ameaça, um poderoso agente antiviral desaparece misteriosamente das instalações da Oxenford Medical, uma empresa farmacêutica que está a desenvolver um antivírus para uma das mais perigosas variedades do Ébola. Quem o poderá ter roubado? E com que obscuras intenções? Toni Gallo, responsável pela segurança da empresa, está profundamente consciente da terrível ameaça que o seu desaparecimento pode significar. Mas o que Toni, Stanley Oxenford, o director da empresa, e a própria polícia vão encontrar pela frente é um pesadelo capaz de ultrapassar os seus piores receios… Traições, violência, heroísmo e paixão num thriller absolutamente brilhante.

Crítica:
Véspera de Natal e os problemas sucedem-se nos laboratórios de investigação da Oxenford Medical. Primeiro foi um funcionário, que, por ligação afectiva a uma das cobaias, leva para casa um coelho infectado com o Madoba-2, uma variante mortífera do vírus Ébola. Para complicar a situação, Kit Oxenford, filho do dono dos laboratórios, tem um plano para roubar o vírus.

Estes são os pontos de partida para um thriller viciante e arrebatador, que puxa os leitores para dentro da mente das diversas personagens, enquanto as acções se sucedem a um ritmo incontrolável. Com a sua já habitual mestria de escrita, Ken Follett transporta-nos para uma acção fulminante e, ao longo dos dois dias nos quais decorre a maioria da história, cada segundo conta para o desfecho final.

Num estilo bem diferente de "Os Pilares da Terra", "A Ameaça" mostra-nos o mestre na sua área mais explorada, e confirma aos seus leitores que, seja qual for o género em que escreve, Follett consegue criar um livro de impacto, original e cativante. Neste livro, apesar da imensidade de termos técnicos normalmente associados a laboratórios e investigação, o autor foge dos exageros de palavras desconhecidas e termos estranhos, para se concentrar naquilo que o leitor mais apreciará: os pensamentos e as emoções que reflectem cada acção e o sucessivo decorrer de acontecimentos inesperados.

Recomendo a todos os apreciadores de thriller e suspense. Para aqueles que se querem iniciar no género, também me parece uma boa escolha. Dentro do género, é um livro imperdível.

Leituras do Corvo

Links:

No comments: