Monday 15 September 2008

Parc Naturel Regional du Verdon

O Parque Natural Regional do Verdon abarca 180 000 hectares, nos departamentos de Alpes-de-Haute-Provence e Var.

O parque engloba 7 paisagens bem diferentes:

O Planalto de Valensole estende-se por 800 km2 a uma altitude média de 500 metros. Ocupado desde os tempos Romanos, é considerado o celeiro da região, pois concentra um número importante de explorações de cereais, mas também de lavanda e de trufas.

Lago St. Croix, foi construído em 1974. Abrangendo 2 200 hectares, do outrora vale de Salles. Hoje, este lago tornou-se uma grande atração turística.

A zona alpina do parque: Os Alpes de Digne, na margem direita do Verdon, domina o planalto e os desfiladeiros de Valensole, com o Mourre Chanier (1930m) acompanhado do Mont Chiran (1905 m) e Montdenier (1750 m).

Os Pre-Alpes de Castellane na margem esquerda do Verdon contêm a montanha de Lachen (1715m) e Grand Margès(1577m). Esta região montanhosa vive principalmente da pastorícia.

As Gargantas do Verdon "Gorges du Verdon" situadas entre Moustiers-Sainte-Marie e Castellane divide os dois departamentos do parque regional por 50 km. As gargantas são os mais profundos desfiladeiros da Europa atingindo os 700 m de profundidade. Esta é a atracção turistica mais importante na região, atraindo mais de um milhão de turistas por ano.

As gargantas baixas do Verdon "Basses Gorges" estão situadas entre o Lago St. Croix e o rio Durance. Elas são menos íngremes do que o "Grand Canyon" e são compostas por lagos artificiais (Lago Montpezat, Quinson e Esparron), criados para fornecer água para a região, incluindo Aix-en-Provence. Desde tempos pré-históricos, seres humanos habitavam as grutas da região. O Museu da Pré-história em Quinson apresenta os resultados das escavações arqueológicas na região.

O rio Artuby e o Planalto de Canjuers situam-se na parte da comunidade de Var do parque, na margem esquerda do Verdon. O Artuby é um rio afluente, que serpenteia através das colinas a mais de 1000 m acima do nível do mar até Mont Lachen. O Plan de Canjuers é um planalto árido e deserto localizado entre o Lago St. Croix, as Gorges du Verdon e o Artuby e está agora integrado na zona militar de Canjuers e, portanto, interdito para o público.


As “Gorges”

As "Gorges du Verdon", no sudeste da França (Alpes-de-Haute-Provence), é um desfiladeiro considerado por muitos o mais belo da Europa. É o segundo maior desfiladeiro do mundo, com cerca de 25 km de comprimento e até 700 metros de profundidade ficando somente atrás do “Grand Canyon” no Colorado. Foi formado pelo rio Verdon, assim chamado devido à sua surpreendente cor verde-turquesa, uma das características mais distintivas do desfiladeiro. A parte mais impressionante situa-se entre as cidades de Castellane e Moustiers-Ste-Marie, onde o rio cortou uma ravina com 700 metros de profundidade através do maciço calcário. No final do desfiladeiro, o rio Verdon corre para o lago artificial de Sainte-Croix-du-Verdon.

Devido à sua proximidade com a Riviera Francesa, o desfiladeiro é muito popular entre os turistas, que podem conduzir em torno da sua orla, alugar caiaques ou caminhar. As paredes de calcário, que têm várias centenas de metros de altura, atraem muitos escaladores. É considerado um excelente destino para escalada "multi-pitch". As vias englobam fissuras, pilares e paredes aparentemente intermináveis. A escalada é, geralmente, de natureza técnica, e há mais de 1500 vias, que vão de 20m a mais de 400m.

História

Durante o período Triássico, a região francesa da Provence afundou-se sendo coberta pelo mar, o que deixou espessas camadas de jazidas de calcário. Vários milhões de anos mais tarde, com a chegada do período Jurássico, a área estava coberta por um mar raso e quente, o que possibilitou o crescimento de diversos corais. O período Cretáceo assistou à que é hoje a região da Basse Provence ser elevada de encontro aos Alpes, eles próprios erguidos durante a era Terciária. Como resultado desta actividade geológica em grande escala, muitos dos depósitos de calcário jurássico foram fracturados, formando depressões com vales e outras características semelhantes. Na verdade, é nesta época que as origens das Gorges du Verdon, são identificadas.


O alvorecer do período Quaternário testemunhou glaciações em grande escala, transformando bolsas de água e lagos em imparáveis rios de gelo, que remodelaram a topografia, dilacerando a paisagem. Após esta atividade, a erosão pelos rios continuou, formando a Garganta como é conhecida hoje.

Geografia

A nascente do Verdon situa-se perto do porto d’Allos na serra "Trois Eveches", o seu percurso estende-se por 175 quilómetros até se juntar ao rio Durance perto de Vinon-sur-Verdon. A parte mais interessante desta viagem é encontrada entre Castellane e "Pont du Galetas", no lago de Sainte-Croix. Há algumas décadas, este lago costumava ser a grande planície de Salles-sur-Verdon, antes do aparecimento de uma albufeira criada pela construção da barragem Sainte-Croix. Quando a inundação ocorreu; em 1973, o antigo povoado “des Salles” foi evacuada pela força, inundado e destruído. A igreja foi dinamitada, assim como o resto da aldeia, que foi reconstruída num ponto mais elevado do vale com uma traça mais moderna, para grande desilusão dos seus habitantes. Hoje, é a aldeia mais jovem de França.



À região, entre Castellan e o Lago de Sainte-Croix intitula-se de "Gorges du Verdon", que é dividido em três partes distintas:
As “Prégorges”( “pré-garganta”), que vai de Castellane para Pont de soleils
A Gorge, que vai desde Pont de Soleils ao l’Imbut, e
O Canyon, que vai de l’Imbut à Pont de Galetas.
O desfiladeiro do Verdon é estreito e profundo, com profundidades de 250 a 700 metros e largura de 6 a 100 metros ao nível do rio Verdon, e de 200 a 1500 metros de um dos lados da Garganta ao outro no topo.

Pontos de Interesse

O “Styx du Verdon”, assim chamado em referência ao rio Styx, o rio dos infernos da mitologia grega, é como um sub-canyon dentro do próprio desfiladeiro. Para quem se encontra no fundo do desfiladeiro esta zona é particularmente atraente, as plácidas águas do rio, de cor esmeralda brilhante, atravessam uma estreita fenda de ondulante calcário branco. As paredes de rocha apresenta evidentes sinais de erosão resultantes de séculos de acção mecânica do rio, paredes lisas e marmitas são testemunhas disto.


O "Imbut", também conhecido por "Embut" ou "Embucq" é uma espécie de funil por onde o Verdon desaparece na rocha do desfiladeiro. Neste ponto o desfiladeiro é extremamente estreito, cerca de 6 metros, estando o topo do desfiladeiro a mais de 400 metros acima do leito do rio. Após uma praia de seixo rolado o rio literalmente desaparece na parede sob blocos de rocha imensos, voltando à luz do dia umas centenas de metros mais a jusante.


Com 23km de comprimento a “Route dês Crêtes” percorre a borda da falésia do desfiladeiro passando no seu percurso por diversos miradores - o Belvédère de Trescaire, o impressionante Belvédère de L'Escalès e os Belvédère du Tilleul, des Glacières e de l'Imbut antes de retornar a La Palude. Esta estrada panorâmica circular com partida e chegada em La Palude-sur-Verdon tem sentido único entre o Bélvedere de Terscaire e o Chalet de la Maline.


Point Sublime é provavelmente o mais belo mirador acessivel de carro na região do desfiladeiro. Do parque de estacionamento uma caminhada de 10 minutos é suficiente para chegar à plataforma de observação, de onde o visitante pode apreciar uma das vistas mais clássicas das “Gorges du Verdon”. A plataforma situa-se a 180m acima da confluência do Baou com o Verdon; contém uma magnífica vista do ressurgimento do rio perto da ravina Samson. Alguns metros mais abaixo um pequeno estacionamento marca o início do sentier Martel.


O balcões da Mescla (mescla = mistura, referindo-se à confluência do Artuby com o Verdon na proximidade), é outro ponto interessante da região. Aqui há uma bela panorâmica sobre o desfiladeiro com 250m de profundidade. Um pouco mais adiante uma ponte audociosamente curva atravessa o Artuby, que se junta ao Verdon neste ponto.




Percursos pedestres

Le sentier Martel: Linear(ida), 15km, 7h, +400m, -550m, Nível 2
[Chalet la Maline(P). Brèche Imbert. Tours de Trescaire. Point Sublime(P)]


O percurso acompanha o Verdon na sua margem direita entre Point Sublime e o Chalet la Maline situado na route dês Crètes. O percurso pode ser realizado em ambos os sentidos e tem a duração aproximada de 7h (ida), bons caminhantes podem realizar ida e vinda em cerca de 12-13 horas, mas aconselha-se dividir o esforço em duas etapas. Este caminho, criado em 1928, recebeu o nome em homenagem ao espeleólogo francês Edouard Martel (1859-1938) que em 1905 foi o primeiro a completar com sucesso uma travessia de toda a garganta. Pontos altos: Paredes da falésia, Breche Imbert, Tuneis de Trescaire, Baume aux Pigeons, Point Sublime.

Le sentier de l'Imbut: Circular, 8km, +450m, -350m, 6h, Nível 3
[Hotel des Cavaliers(P). l'Estelliè. le Styx. l'Imbut. Sentier Vidal. Hotel des Cavaliers(P)]


Este é com certeza um dos mais belos trajectos nas Gorges du Verdon e percorre a garganta entre o hotel des Cavaliers e o Imbut. Apesar de muito mais curto que o Martel, tem no entanto um carácter mais desportivo e por vezes mesmo difícil que obriga a uma boa preparação quer física quer mental. Certas passagens, principalmente se optar pelo Sentier Vidal para o retorno, são extremamente expostas não sendo aconselhadas a todos os que sofram de vertigens. A distância do percurso é de cerca de 6-8km, num total de 4 a 6h. Pode ser feito de 2 formas, linear com volta pelo mesmo percurso de ida, ou, circular utilizando o Sentier Vidal que junto ao Imbut e com uma subida vertiginosa nos coloca de novo ao nível de partida.

Le sentier du Bastidon: Linear(ida), 4km, 3h, +200m, -130m, Nivel 2

Caminho linear pela falésia norte, por vezes exposto. Pontos altos: Falésias a norte do Imbut.

Le belvédère de Rancoumas par le pont de Tusset:
Linear(ida e volta), 9km, 3h30, 565m, Nível 2
[Point Sublime(P). Pont Tusset. Belvedère Rancoumas. Point Tusset. Poin Sublime(P)]


Partindo do popular mirador de Pont Sublime, um percurso que nos leva até um outro mirador bastante mais “arejado” e de grande beleza também. Pontos altos: Pont Tusset e o rio Verdon, Mirador Rancoumas e as falésias de l’Escalès. Atenção: O mirador é extremamente exposto sobre um vazio de várias centenas de metros.
(Nivel 2 – devido à exposição do mirador)




Links

No comments: