Saturday 27 September 2008

Wettersteingebirge

A Wettersteingebirge é uma cadeia montanhosa pertencente ao grupo dos Alpes calcários do norte. É um grupo relativamente compacto entre Garmisch-Partenkirchen, Mittenwald, Seefeld in Tyrol e Buntingford. Estende-se entre a Baviera na Alemanha e o Tirol na Austria. Aqui se encontra o ponto mais alto da Alemanha, o Zugspitze.

Localização excelente para caminhantes e alpinistas, os diversos meios mecânicos instalados diminuem as diferenças de altitude que é necessário vencer. A proximidade com os centros urbanos e o bom desenvolvimento com meios mecânicos provoca por vezes alguma congestão nas montanhas, mesmo assim, caminhando um pouco, é sempre possível ao amante da Natureza desfrutar a solidão e paz que este cenário grandioso oferece.



Cadeias montanhosas vizinhas:

Alpes de Ammergauer (Oeste e Norte)
Alpes da Baviera (Nordeste)
Karwendel (Este)
Cadeia Mieminger (Sul)


Principais Grupos:

Zugspitze und Plattumrahmung (Picos em redor do planalto do Zugspitze)
Riffelwandkamm (a crista mais a norte do maciço do Zugspitze)
Waxensteinkamm (No seguimento de Riffelwandkamm)
Blassenkamm (a crista central que liga Zugspitze ao Alpspitze e seguinte)
Wettersteinkamm (a maior e mais a sul crista do grupo entre Gatterl a oeste até Mittenwald a este)




Principais cumes:

Zugspitze (2962m)
Schneefernerkopf (2875m)
Zugspitzeck (2820m)
Nördliche Wetterspitze (2750m)
Mittlere Wetterspitze (2750m)
Hochwanner (2746m)
Mittlere Höllentalspitze (2745m)
Innere Höllentalspitze (2743m)
Äußere Höllentalspitze (2721m)
Östliche Wetterspitze (2720m)
Hochblassen (2706m)
Leutascher Dreitorspitze (2682m)
Dreitorspitze Kirchner (2633m)
Alpspitze (2629m)
Schüsselkarspitze (2538m)
Oberreintalschrofen (2522m)
Öfelekopf (2479m)
Musterstein (2478m)
Gross Waxenstein (2277m)
Gross Arnspitze (2196m)
Osterfelderkopf (2050m)
Schachen (1866m)
Hoher Kranzberg, (1391m)
Eckbauer (1239m)


Trilhos:

A Jubiläumsgrat é uma Alta Via Alpina, grau III da escala UIAA, ao longo da Blassenkamm e atravessa os mais elevados picos Alemães desde Höllentalspitze até ao Alpspitze.

Existem vários trilhos para ascender ao Zugspitze. A mais popular, mas dificil via é através o vale de Höllental. Inicia-se em Hammersbach junto a Garmisch, atravessa a garganta Höllentalklamm, até ao refúgio "Höllentalangerhütte", onde se pode pernoitar. Depois atravessa Höllentalferner, os restos de um pequeno glaciar. De seguida enfrenta-se uma parede com auxílio de escadas e grampos, recomenda-se equipamento de Via Ferrata. Após se ultrapassar Irmerscharte (a fenda) atinge-se o cume. Esta via requer 7 a 8 horas. Outra via de acesso é através do vale Reintall até ao planalto Zugspitzplatt. No caminho existem dois refúgios "Reintalangerhütte" or the "Knorrhütte".


Alpspitz Ferrata

Brunntalgratsteig apartir da Knorrhutte no Jubiläumsgrat

Via ferrata do Dreitorspitze (via Hermann von Barth)

Parede norte do Alpspitze


Meios mecânicos:

Zugspitzbahn – Teleférico (Eibsee – Munchenhaus Zugspitze) e Comboio de cremalheira entre Zugspitzeplatt e Garmisch
Tiroler Zugspitzbahn – (Ehrwald – Zugspitze) Teleférico Austríaco
Alpspitzebahn
Kreijhochbahn




Refúgios:

O Clube Alpino Alemão gere seis refúgios que providenciam alojamento e alimentação; Munich Haus (2962m), Kiln Hut (2366m), Knorr Hut (2052m), Kreuzeckhaus (1652m), Höllental Anger Hut (1379m) e Reintalangerhütte (1366m). Existem muitos outros de gestão privada entre estes destaca-se Kreuzjochhaus pela sua localização idílica, no verão oferece dos mais belos panoramas dos Alpes Bávaros.




Pontos de Interesse:

Garmisch-Partenkirchen – Cidade mercantil da Baviera, sul da Alemanha. É o centro administrativo do districto de Garmisch-Partenkirchen, e da região Oberbayern, junto à fronteira Austríaca. Durante 1100 anos as comunidade de Garmisch e de Partenkirchen eram autónomas até que foram forçadas a unirem-se por Adolf Hitler para receberem os Jogos Olímpicos de inverno de 1936. As cidades mantiveram-se unidas desde então e é popularmente conhecida como Garmisch para grande tristeza dos habitantes de Partenkirchen. Tradicionalmente realiza-se na cidade um concurso de saltos de ski, no dia de ano novo, englobado no concurso dos quatro trampolins. Garmisch-Partenkirchen é a terra natal de Michael Ende, autor da História Interminável e foi também casa do compositor Richard Strauss.




Zugspitze (2962m) – é a montanha mais alta da Alemanha. A fronteira entre a Alemanha e a Áustria cruza o topo, existia um posto fronteiriço que foi abolido desde a entrada dos dois países no espaço Schengen. Existe um comboio de cremalheira desde a cidade de Garmisch-Partenkirchen até à montanha e dois teleféricos que permitem o acesso ao topo. O pico geralmente encontra-se cheio de turistas. No Inverno a Zugspitzplatt é estância de ski mais elevada da Alemanha. No topo encontra-se a Munchnerhaus um abrigo de montanha com mais de cem anos. A primeira ascensão registada foi conseguida a 27 Agosto de 1820 por uma equipa de geógrafos liderada pelo tenente Josef Naus.




Alpspitze (2628m) – esta montanha é o símbolo da cidade de Garmisch-Partenkirchen. O seu pico piramidal é dos mais belos e reconhecíveis dos Alpes calcários do norte.A sua vertente norte é facilmente atingida por teleférico, existem outros meios mecânicos nas proximidades nomeadamente na zona de Kreijhoch.




Partnachklam – é uma garganta perto de Garmisch-Partenkirchen. A garganta foi formada pelo rio Part Nach que realiza uma descida vertiginosa por entre as paredes de rocha. Pode-se visitar a garganta mediante pagamento durante as horas de abertura.




Schachen - A cabana de caça do rei Ludwig II da Baviera em Schassen é acessível a partir da Partnachklam através de um trilho de 4 horas.




Hollentalklam - o Höllental é um vale da cordilheira do maciço do Zugspitze, entre a crista Blassenkamm e a Waxensteinkamm, e rota directa de acesso ao topo. A Hollentalklam é uma impressionante garganta rasgada pelas águas do vale entre paredes de rocha extremamente escarpadas e íngremes. A garganta de acesso pago, através de um trilho sinuoso com pouco mais de 1 metro de largura junto à torrente, dá acesso ao refúgio na Höllental Anger, local de pernoita e de partida para expedições nas imediações, a ferrata do Zugspitze e a subida até à face norte do Alpspitze são alguns exemplos.




Eibsee – é um lago a 9 km a sudoeste Garmisch-Partenkirchen no sopé do Zugspitze. Devido à sua localização e à cor esmeralda da sua água é um dos mais belos da Baviera. Foi formado à 3700 anos quando uma derrocada monumental criou a forma de taça que alberga as águas. O lago é chamado de cego pois não tem saída de águas. O lago contém nove pequenas ilhas ao longo da margem norte. Numa cabana localizada numa das ilhas realizam-se regularmente casamentos. Nesta ocasião os convidados deslocam-se em barcos a remos. Uma das mais belas vistas do lago obtém-se no topo do teleférico do Zugspitze.




Oberammergau – cidade do distrito de Garmisch-Partenkirchen. Famosa pelas suas casas decoradas com frescos e pela encenação da paixão de Cristo representada pelos habitantes cada 10 anos como voto pela salvação da cidade à peste bubônica na idade média (a primeira encenação realizou-se em 1634). Os frescos, "Lüftlmalerei", consiste numa técnica popular na região, que decoram várias fachadas são de temas regionais, contos infantis, e cenas religiosas. A terra também tem grande fama no trabalho em madeira dos seus artesãos.




Ettal – A Abadia de Ettal é um Mosteiro Beneditino na vila de Ettal perto de Oberammergau. Foi fundada em 1330 pelo imperador Ludwig o Bávaro no vale de Graswang, no cumprimento de uma promessa no seu regresso de Itália, em local de estratégica importância na rota comercial entre Itália e Augsburg. Reza a lenda que o cavalo do imperador se ajoelhou por três vezes no local onde posteriormente se edificou a primeira capela. A igreja depressa se tornou local de peregrinação e é dedicada ao culto da virgem Maria. Durante séculos serviu como pólo de ensino e cultura nessa região dos Alpes.




Links:

Wikipédia
Zugspitze
Garmisch-Partenkirchen
AlpineMaps

No comments: