Monday 23 February 2009

PN Serra Aracena e Picos de Aroche

O Parque Natural da Sierra de Aracena e Picos de Aroche está localizado no norte da província de Huelva. Formado por 28 povoações, entre as quais Alajar, Almonaster Royal, Aracena, Aroche, Cortegana, Cumbres Mayores, Fuenteheridos, Galaroza, Higuera de la Sierra, Jabugo, Linares de la Sierra, Marines e Zufre, entre outras, tem uma população aproximada de 41.000 habitantes. Vilas e aldeias caiadas, muitas vezes aninhadas à volta de uma grande igreja ou castelo, pontilham as serranias, com uma concentração particular ao longo da N433 que percorre de leste a oeste todo o parque, mas um pouco afastado pode-se apreciar toda a tranquilidade da natureza. A nível gastronómico a região é universalmente conhecido pelos produtos de porco ibérico, tais como Jamón Iberico de Bellota.

O parque abrange uma área de 186.827 ha, 90% da sua área coberta por floresta, principalmente de sobreiros, azinheiras e castanheiros. A paisagem é repleta de contrastes, com suaves colinas ondulantes e vales arborizados progressivamente cedendo a dramáticos afloramentos rochosos nos cumes. É o segundo em tamanho da região autónoma depois do Parque Natural de la Sierra de Cazorla, Segura e Las Villas. É atravessado por três bacias hidrográficas: do Guadalquivir (Rivera de Huelva), Guadiana (Caliente, Múrtigas, Engenho) e Odiel (Rivera Rivera Linares de Santa Ana). Existe uma rica e variada fauna silvestre e é fácil observar aves de rapina, ou ouvir pica-paus na Primavera


É uma região de produção pecuária que beneficia da sua densa vegetação de azinheiras e sobreiros, mas que devido ao excesso de exploração madeireira, está a ser progressivamente substituída por um denso matagal de urze, medronhos e tomilho. As poucas oportunidades económicas de produção das propriedades, para além da venda de presuntos, resulta numa baixa densidade populacional.


O interesse da visita a este parque é justificada pela riqueza de sua paisagem de montado de azinheiras e sobreiros, bosques de castanheiros, bem como a qualidade da sua gastronomia. Com uma extensa rede de caminhos pedonais e caminhos de gado centenários, muitos já sinalizados e assinalados em mapas de caminhada, é fácil de explorar a Serra a pé. Na parte central da Serra, não é preciso ir longe para chegar à aldeia mais próxima e existem bastantes percursos circulares.




Links

Wikipédia
SierradeAracena.Net
Andalucia.Com

No comments: