Sunday 30 May 2010

Piscia di Gallo

Com mais de 60 metros de altura, a cascata de Piscia di Gallo oferece uma das paisagens mais espectaculares da Córsega. O percurso é extremamente simples por entre pinheiros torturados e afloramentos graniticos bizarros. Muito popular, há que ter cuidado na parte mais inclinada junto à cascata. Percurso bastante acessível.
( 3.5 km | +- 215m | 2h15 | Ida-e-Volta )
Dificuldade: Fácil (Difícil na descida) (II)
0h00995mEstacionamento
O percurso inicia uma suave descida pelo vale por entre pinhais sempre bem assinalado. Poucos minutos volvidos passamos junto a uma piscina natural com a sua própria cascata, local idílico para um descanso. A certo ponto é necessário cruzar um curso de água sobre pedras e pouco depois chegámos a uma clareira que serve de heliporto. Neste ponto devemos cruzar a clareira e prosseguir sem perder altura, de outro modo o caminho pelo fundo do vale, apesar de belo, é mais tortuoso. Alguns minutos depois chegamos uma falésia onde se destaca
0h45850mRocher Sentinelle
é uma rocha em posição precária sobre a falésia resultado de milhares de anos de erosão. Neste ponto a vista extende-se até à costa sobre uma sucessão de vales. O caminho inicia uma descida mais pronunciada passando por uma "Sapara", abrigo natural aproveirando a erosão das rochas utilizado por pastores, até chegarmos ao mirador da cascata, aqui pode-se apreciar toda a falésia e a impressionante torrente brotando de uma fenda. Para a maioria das pessoas é altura de voltar. Apartir deste ponto o trilho mergulha em direcção à base da cascata quase 60 metros mais abaixo. Sempre com cuidado devido à pendente a descida torna-se progressivamente mais escorregadia e arriscada, sendo mesmo necessário o uso continuado das mão nos últimos metros junto à base da
1h00780mCascata Piscia di Gallo
A subida de volta até ao topo da falésia é bastante árdua e deve ser encarada com calma, o restante percurso de retorno é efectuado do mesmo modo até
2h15995mEstacionamento
L'Ospedale, Alta Roca, Córsega, França

Acesso: Na estrada D384 entre Port-Vecchio e Zonza 1km a norte da barragem de L'Ospedale encontra-se o parque de estacionamento de apoio.
Atenção: A descida até à base da cascata é bastante inclinada e escorregadia sendo necessário bom calçado e uso das mãos em certos pontos. Não deve ser efectuada por quem não esteja à vontade.

Em Imagens

Mapa do percurso junto ao estacionamento