Saturday 16 February 2008

Café Majestic

Rua de Santa Catarina 112
4000-442 - Porto
Tel. 22 200 38 87
Aberto todos os dias

Café de charme

Um ícone da cidade, vale bem a pena uma visita.

Comida

Pastelaria de bom nível

Preço

€€

Acima da média

Ambiente

Inconfundível

Serviço

À altura do local

Majestic é sinónimo de glamour. Um luxoso café que abriu as portas nos anos 20 e mantém o requinte e beleza de outrora. É considerado um notável exemplar de arte-nova portuguesa, que alia a singularidade dos pormenores decorativos a uma feliz integração urbanística na zona central da cidade.

Inaugurado a 17 de Dezembro de 1921, com o nome de "Elite", o café, situado no n.º 112 da Rua de Santa Catarina, esteve desde logo associado a uma certa frequência das pessoas distintas da época. Um dos que esteve presente na inauguração foi o piloto aviador Gago Coutinho, acabado de chegar de uma viagem à ilha da Madeira, e que ficou encantado com o esplendor da decoração arte nova.

No ano seguinte o nome mudaria de Elite para Majestic, sugerindo o chic parisiense, mais de encontro à clientela que pretendia atrair, e tão apreciado na época.

Frequentaram o café nomes como Teixeira de Pascoaes, José Régio, António Nobre, o filósofo Leonardo Coimbra. Mais tarde tornou-se lugar assíduo para os estudantes e professores da Escola de Belas Artes do Porto.

Uma outra das conhecidas tertúlias que o animou era constituída pelo escultor José Rodrigues e pelos pintores Armando Alves, Ângelo de Sousa e Jorge Pinheiro. Este grupo adoptaria, devido à classificação final do curso, o irónico nome de "Os quatro vintes", e manter-se-ia unido numa série de exposições no Porto, em Lisboa e em Paris no período 1968-1971.

Hoje em dia continua a ser animado com recitais de poesia, concertos de piano, exposições de pintura, lançamentos de livros, realização de algumas cenas para filmes nacionais ou estrangeiros.


Localização:

Outros links:

No comments: