Thursday, 21 February 2008

Lucca

Travessa Henrique Cardoso, 19 B
1700-227 - Lisboa
Tel. 21 797 26 87
Encerra às 4ªfeiras

Pizzaria

Tenho sentimentos mistos em relação a esta casa. Tem potêncialidade para ser um sítio de eleição no que toca a pizzas, mas nesta visita deixou-me desiludido. O que correu mal? Fomos recebidos com alguma relutância apesar de nem estar cheio, nem ser dia para isso. O investimento no serviço é baixo, simpatia não falta, mas algumas falhas são gravissímas a certo nível, por exº o chefe de sala deixou um cliente a meio de um pedido para receber um conhecido, voltando largos minutos depois. A minha pizza apesar de excelente peca pelo excesso de ricotta, para o meu gosto, que me deixou enjoado. A sobremesa foi uma desilusão. Apesar de tudo tenho a sensação que é sítio para voltar.

Comida

Boas pizzas

Preço

€€

16 Euros

Ambiente

Um pouco barulhenta

Serviço

Simpático mas com falhas graves

Lucca é o nome de uma província, cuja capital possui o mesmo nome, situada no caração de Itália, no noroeste da magnífica região da Toscana.
Uma região rica em arte e cultura tradicional, rodeada por torres, igrejas medievais, palácios renascentistas e uma gastronomia ímpar.
Gastronomia essa que mantém e preserva os produtos tradicionalmente genuínos, ricos em ervas aromáticas e regados com a cor dourada dos magníficos azeites da Toscana.
A acompanhar toda esta rica gastronomia, outro dos tesouros da mais afamada região vinícola de Itália : o vinho Chianti.
Como não podia deixar de ser, a especialidade da casa são as pizzas, confeccionadas pelo método tradicional e em forno de lenha. Mas há muito mais para além disso, como massas, saladas e carne.
Constituído por duas salas, uma ampla e outra mais pequena e acolhedora, este restaurante aposta na qualidade dos seus produtos, traduzindo-se numa qualidade ímpar.


Localização:

Nosso menu:

  • Pizza Lucca (tomate, mozzarella, ricotta, fiambre e rucola)
  • Calzoni Romulo (mozzarella, ricotta e espinafres)
  • Sottobosco
  • Cerveja

Critica:
O verdadeiro sabor italiano.

No Lucca, aposta-se na cozinha italiana de grande qualidade. Para além do prato mais popular de Itália, esta casa tem ao dispor massas, saladas e carne. Tudo confeccionado «con il vero sabor italiani».

Aberto há pouco mais de dois anos, numa transversal à Avenida de Roma, este restaurante deve o seu nome a uma província italiana localizada no noroeste da região da Toscana.

Como se depreende, a denominação não foi escolhida ao acaso. O proprietário, Carlos Sousa, trabalhou alguns anos como ‘pizzaiolo’ em Roma, num restaurante com mais um século de tradição na confecção de massas e pizzas. E foi aqui que aprendeu o segredo da célebre massa italiana.

Nas viagens que fez pelo país do mediterrâneo, apaixonou-se pela gastronomia ímpar de Lucca, que aposta nos sabores das ervas aromáticas e dos pratos regados com a cor dourada dos magníficos azeites da Toscana.

No regresso a Portugal, não deixou de aperfeiçoar os seus dotes culinários, tendo trabalhado em vários restaurantes italianos conceituados de Lisboa. Com o objectivo de abrir uma casa de qualidade a preços acessíveis, Carlos Sousa decidiu apostar a sua larga experiência num espaço só seu. Chamou para esta aventura a filha Liliana que partilha com o pai o gosto por esta cozinha.

Bella Italia

A ementa apresenta-se em italiano. Que isso não sirva de desculpa para a falta de compreensão pois os empregados estão sempre dispostos a esclarecer a composição dos pratos da infindável lista.

Só de Antipasti (entradas), incluindo saladas, contam-se 25 pratos. E como isto de ser o mais italiano possível é levado muito à séria, as sugestões vêm divididas em Primi Piatti (prato principal), onde se pode escolher entre Spaghetti, Tortellini e Lasagna e o Secondi Piatti (segundo prato) com sete pratos à escolha, onde a carne prevalece.

Quanto aos primeiros, arriscámos no Penne Lucca, uma especialidade da casa que consiste numa mescla dos vários tipos de cozinha italiana, onde a massa com molho de carne é envolta em alcaparras, azeitonas, cogumelos e malagueta verde. Para quem gosta de arriscar.

Na lista de Pizze, há nada mais nada menos que 38 variedades, e nem cá faltam as Calzoni (dobrada ao meio). Aposte na Umbria, com mozzarela e trufas, ou delicie-se com a Casanova, com mozarella, asiago (queijo italiano) e porcini (cogumelos).

Se vai com ideias de escolher a pizza a seu gosto, está no sítio certo. Porém, livre-se de pedir uma pizza com fruta, que aqui quase que é tomado por afronta pois trata-se de uma ‘americanice’. O único fruto que entra na confecção das pizzas é o figo, que sempre fez parte da gastronomia italiana, e só se confecciona no Verão.

Para quem aprecia paladares picantes, pode sempre experimentar o Diavolino, com tomate, mozarella, salame picante (da zona da Calábria) e orégãos.

Para sobremesa, imperam os dolci (doces) e os gelati (gelados), já para não falar da fruta e dos cremes. Uma perdição.

Segredos

Aqui, 90 por cento dos produtos são oriundos de Itália. Uma enorme janela de vidro separa a sala da cozinha, o mesmo é dizer que não existem segredos nesta casa. O próprio proprietário não se acanha em contar qual a razão para tamanho êxito entre os lisboetas. O modo como se toca e molda a massa é de extrema importância. Para não falar do tempo de fermentação, responsável pela sua leveza.

Mas não é só. O azeite é um dos ingredientes mais importantes, se não fundamental, na concepção dos pratos. Esse é o motivo pelo qual se encontram expostas fotografias de oliveiras e azeitonas.

A acompanhar esta rica gastronomia mediterrânica, propõe-se outro dos tesouros de Lucca - o vinho Chianti. Para quem não aprecia bebidas alcoólicas, um chá tipicamente italiano, com canela e limão é o líquido perfeito para acompanhar uma refeição neste restaurante.


por LifeCooler

Outros links:

No comments: