Saturday 22 March 2008

Casa dos Braganças

Rua dos Braganças 8
5470-490 - Tourém
Tel. 27 657 91 38
Fax. 27 657 91 23
Em. info@casadosbragancas.com

Turismo habitação

Classificação

Preço

até 70 Euros

Nº Quartos

12

CaracteristicasAquecimento, Tv, Aldeia, Peq. Almoço, Salas lazer, Sala de Jogos, Estacionamento
ExtrasRefeições(16€), Passeios bicicleta, percursos a pé, canoagem, pesca

A Casa dos Braganças do início do século XVIII, outrora uma abastarda casa fidalga intimamente ligada aos Duques de Bragança e cujas origens se dissiparam no tempo, está localizada na aldeia de Tourém, na raia com a vizinha Galiza, numa das aldeias mais preservadas do concelho de Montalegre. Está inserida no Parque Nacional Peneda Gerês, e segundo consta pertenceu noutros tempos à famosa casa de Bragança. A Casa dos Braganças, tem uma capacidade instalada de 12 Quartos ( 9 Duplos, 2 Triplos e uma Suíte), todos equipados com casa de banho privativa, aquecimento central, tv por satélite, telefone e internet.
Para além da preocupação em conservar a traça original, são de salientar a Recepção, instalada onde outrora funcionaram as cavalariças, o Pátio interior com uma varanda corrida a todo o perímetro, a Cozinha Tradicional, a Adega e a Sala de Jogos. Ainda são visiveis as seteiras por cima do portão de entrada, que são orificios abertos na pedra que serviam aos seus habitantes para se defenderem atirando directamente sobre quem, com más-intensões ali chegasse, vindos sobretudo do outro lado fronteiriço. Igualmente digno de realce, o requintado bom gosto com que, de uma forma simples, foi decorada e mobilada.


Localização:


Cheguei a esta casa pelas linhas de um blog. Confesso que Tourém e o Barroso não faziam parte dos meus projectos de visita mas agora mal posso esperar por voltar. Adorei a região, a imponência da paisagem, a simpatia das gentes, os gostos da terra, o frio cortante e puro. A casa dos Braganças é grande embaixador da região. Excelente recuperação que dotou esta magnifica casa de um conforto pouco comum neste nível de alojamento. Ficámos no quarto das pinturas (suite) e adorámos. Temos a agradecer a simpatia de toda a família que além de nos receberem como hóspedes verdadeiramente tudo fizeram para nos acolheram no seu seio. Em dia de nevão partilhámos uma refeição em conjunto que me relembrou antigas consoadas, comida simples mas muito saborosa onde os produtos caseiros marcam presença, ao pequeno almoço o pão e os bolos caseiros são reis. Recomenda-se, recomenda-se.

+

Aldeia
Recuperação da casa
Conforto e qualidade do quarto
Natureza
Simpatia e acolhimento
Pequeno almoço e jantar

-

Ouvia-se um pouco o quarto adjacente

Outros links:

No comments: